1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

José Luís Nóbrega Freitas é um jovem empresário em nome individual, com 36 anos de idade, e é proprietário de uma estufa com cerca de 1 650 m2 de cultura intensiva de morangos em sistema de semi-hidroponia, inaugurada em 2011.

A elaboração do projeto para a implantação da estufa teve em consideração a aplicação das novas tecnologias existentes no sector agrícola, com o objetivo de rentabilizar o terreno onde antes eram cultivadas árvores de fruto mas cuja rentabilidade era baixa e sazonal.

Após um estudo de mercado, verificou que havia falta de produção de morango na Região Autónoma da Madeira. Por essa razão, a cultura principal da estufa é o morango, onde se enquadram as variedades Candonga, Ventana e Albion.

A modernização do espaço agrícola foi pensada com o objetivo de produzir morango ao longo de todo o ano, com o volume de produção de cerca de 10 toneladas anuais.

Na opinião de José Luís Nóbrega Freitas, este sector de atividade foi deixado um pouco ao abandono ao longo do tempo em Portugal, tendo ainda uma grande margem de crescimento com a aplicação das novas tecnologias a favor da agricultura.

agricultcomrosto6 agricultcomrosto2 agricultcomrosto7

Cecília Aguiar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.