1 1 1 1 1

Agricultura com Rosto - Luís Sardinha

LS1Luís Sardinha é um jovem empresário agrícola de 37 anos que se dedica, há já alguns anos, à cultura do maracujá, para venda em fresco e em polpa, dedicando-se sobretudo à produção do maracujá roxo grado, produção essa que atinge atualmente cerca de 15 toneladas por ano.

Para este empresário agrícola, a cultura do maracujá foi vista como uma oportunidade de negócio, uma vez que, apesar da tradição na Região e da procura pelo fruto, resultado em grande medida do aumento no consumo da poncha, a produção existente não era suficiente para fazer face a esse aumento da procura.

Dos maracujás produzidos, o de melhor aspeto é comercializado fresco e o restante é transformado em polpa. De referir que todo o processo de transformação está devidamente certificado pelo sistema HACCP, o que é, desde logo, uma garantia de qualidade para o consumidor.

Entretanto, com a consolidação gradual do negócio, houve a necessidade de aumentar a capacidade de fornecer a terceiros, o que só foi possível pela aquisição da produção a outros agricultores, adquirindo anualmente entre 15 a 20 toneladas.

Dos constrangimentos que sente, destaca a forte dependência dos transportes marítimos, o que condiciona significativamente a exportação, alguma resistência à mudança no setor, a falta de transparência e de visão de alguns parceiros e, de outra ordem, a falta de chuva nos últimos anos, pois o maracujá é uma cultura que requer uma rega abundante.

Cecília Aguiar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural