1 1 1 1 1

Cooperação bilateral entre Cabo Verde e Madeira

cooperacao bilateral Madeira Cabo Verde

 

No passado dia 29 de maio, decorreu na cidade da Praia (Cabo Verde) um workshop, no âmbito dos projetos de concertação FED-FEDER do Programa de Cooperação Territorial da União Europeia – INTERREG MAC 2014-2020 – Projeto Estratégico Hexagone, com a participação dos parceiros cabo-verdianos do projeto MARISCOMAC (www.mariscomac.org), único projeto da 1.ª Convocatória, em que a Madeira é beneficiaria principal.

A Direção Regional de Pescas fez-se representar pelo Diretor Regional de Pescas, Eng.º Luis Ferreira, Dr. Jorge Lucas (DSI) e Dr. Ricardo Sousa (Arditi-OOM/DSI). Foram apresentadas propostas visando a convergência de atividades, de modo a obter uma concertação de fundos no âmbito dos Acordos de Pesca da União Europeia e do programa Horizonte2020.

Entre as propostas apresentadas, destacam-se a valorização e comercialização das matérias-primas, através da certificação das mesmas, assim como o desenvolvimento de novos modelos de negócio associados à pesca, como por exemplo a pesca associada ao turismo.

No final do workshop, os participantes da Madeira tiveram a grata surpresa de serem recebidos informalmente por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão em conhecer o desenvolvimento e evolução da cooperação entre estes parceiros da área macaronésica.

Jorge Lucas
Direção de Serviços de Investigação
Direção Regional de Pescas