1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A apresentação do projeto ORFISH

apresentacao projeto orfish figura1
Figura 1- Participantes do workshop que decorreu na sala de formação da DRP-Madeira

O projeto ORFISH (https://orfish.eu) tem como objetivo a manutenção e a diversificação da atividade da pesca artesanal, com o propósito de diminuir a pressão sobre os recursos costeiros, através da troca de conhecimento e inovação tecnológica entre as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.

Este projeto envolve as Regiões da Madeira, Açores, Canárias Mayote, Reunião, Martinica e Guiana Francesa, tendo como coordenador o Governo Regional de Guadalupe.

Em meados de julho, Nicolas Diaz, o especialista em questões relacionadas com o MFAD (Moored Fish Aggregator Device), da Região de Guadalupe e líder do Projeto ORFISH, iniciou a sua visita de uma semana à Madeira, supervisionando a construção do MFAD. Na sua visita, alguns workshops foram organizados em articulação com a Direção Regional de Pescas da Madeira (DRP-Madeira), um dos parceiros do ORFISH (figura 1).

O workshop reuniu não apenas pesquisadores na área, mas também legisladores, bem como alguns pescadores interessados.

O foco estava nos objetivos do Projeto ORFISH, no MFAD e nas suas principais características e equipamentos, assim como nas possíveis consequências para pescadores comerciais que operam na área. Assim, este workshop deu a todos os participantes uma ideia geral do projeto e os possíveis resultados.

 
apresentacao projeto orfish figura2
Figura 2 – Preparação do material necessário para a construção do MFAD na Região

A construção do MFAD foi conduzida por Jorge Lucas (DRP-Madeira) e contou com Filipe Andrade e Mário Rodrigues, colaboradores da Direção de Serviços de Investigação da DRP e, também, com a ajuda de pescadores madeirenses, que apoiaram a equipa na montagem de todos os equipamentos (figura 2). Além disso, Filipe Freitas, o pescador madeirense que participa ativamente neste projeto, através da instalação no seu navio de um equipamento que procede à recolha de dados, mormente de alguns elementos de navegação e captura.

A fim de procedermos ao fundeamento, aguardamos a resposta definitiva por parte da Autoridade Marítima Nacional, organismo que, como o nome indica, regula a lei marítima. Uma vez que a autorização seja concedida, o MFAD será implantado, como esperado, na costa sul da Madeira, no município de Machico.

Jorge Lucas
Direção de Serviços de Investigação
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.