1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Curiosidades nos mares da Madeira

Neste breve apontamento, vamos dar a conhecer dois interessantes peixes, pertencentes à família Caproidea, capturados por barcos de pesca da RAM e gentilmente oferecidos ao nosso Serviço.

curiosidades mares Madeira capros aper
Capros aper (Linnaeus, 1758)

O tem-te-em-pé, nome vulgar atribuído ao Capros aper, é uma espécie comum no oceano Atlântico, fazendo parte da base trófica de alguns grandes pelágicos, como os tunídeos. Este exemplar media 15,2 cm de comprimento total e pesava 59,96 gramas. 

O tem-te em pé caracteriza-se pelo seu corpo alto e comprimido lateralmente, com grandes olhos, em contraste com uma cabeça pequena que termina num focinho pontiagudo, com uma boca protráctil, que, quando estendida, assume uma forma tubular.

As fêmeas têm o corpo de cor avermelhada ou rosada e os machos, apresentam coloração mais escura e bandas transversais, amareladas nos flancos. São de tamanho menor em relação às fêmeas.

São espécies migradoras e podem ser encontradas na faixa entre os 40-600 metros de profundidade. Alimentam-se essencialmente de crustáceos e moluscos.

 
curiosidades mares Madeira antigonia capros lowe
Antigonia capros  Lowe, 1843

Este espécimen peculiar media 21cm e pesava 267,54 gramas.

O corpo, com forma mais arredondada que o tem-te-em-pé, apresenta geralmente uma cor laranja avermelhado, com três faixas mais escuras no olho, no meio do corpo e no pedúnculo caudal. A boca encontra-se numa posição oblíqua.

É uma espécie demersal, podendo ser encontrado no intervalo de profundidade entre os 50 a 900m, sendo mais comum entre os 100 a 300 metros. Os adultos são encontrados perto do fundo, enquanto os juvenis ocorrem na coluna de água. Alimentam-se de pequenos moluscos e crustáceos.

É uma espécie que habita águas temperadas tropicais e subtropicais. No Atlântico Oriental, pode ser encontrada desde os Açores, Madeira até à Namíbia.

Bibliografia:
Fishbase: http://www.fishbase.org/ 

 

Graça Faria (texto)/Sofia Vieira (fotos)
Direção de Serviços de Investigação
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.