1 1 1 1 1

Visita de estudo à Direção Regional de Pescas

visita lota funchal 1 Entre os dias 16 a 18 de outubro realizaram-se três visitas de estudo de alunos do Colégio de Santa Teresinha 1.º Ciclo, orientadas por Técnicos desta Direção Regional, à Lota e Entreposto Frigorífico do Funchal e ao Laboratório de Biologia Pesqueira da Direção de Serviços de Investigação (DSI). Tiveram também a oportunidade de visualizar um filme sobre as principais pescarias que se desenvolvem na RAM.

O itinerário das visitas tem por finalidade dar a conhecer, tanto o circuito comercial do pescado, bem como quais as funções dos vários Serviços. Por outro lado, sensibilizá-los para o benefício do consumo de peixe, da importância na defesa e conservação do ambiente marinho, transmitindo-lhes que os recursos não são inesgotáveis.

visita lota funchal Estes 77 visitantes, de palmo e meio, com idades compreendidas ente os 6 e os 7 anos, acompanhados pelas suas professoras, realizaram estas visitas aos Serviços da Direção Regional de Pescas, no âmbito do estudo da Roda dos Alimentos, inserido no currículo escolar.

Os alunos puderam observar as embarcações dos três tipos de frota pesqueira: a Ruameira, a Espadeira e a Atuneira e a azáfama que envolve a atividade pesqueira.

Com a possibilidade da visualização do filme sobre as pescarias, os alunos ficaram mais esclarecidos sobre as diferentes Artes de Pesca: Espinhel, Rede de Cerco e Salto e Vara.

 

visita lota funchal 2 Também, nas instalações do Entreposto Frigorífico do Funchal, observaram atentamente as Câmaras Frigoríficas, bem como exemplares de Peixe-espada-preto e de Atuns.

No Laboratório de Biologia Pesqueira assistiram às explicações sobre a biologia dos peixes, e o que mais surpreendeu os pequeninos foi a descrição da anatomia externa e interna de pequenos pelágicos, como a cavala (Scomber colias), tendo os alunos demonstrado muito interesse e curiosidade.

Testemunhos no Livro de Visitas

visita lota funchal 3 "Adoramos a visita, foi uma experiência que ficará para a vida. Os barcos captaram a atenção de todas as crianças, dissemos: «Boa viagem, tragam muitos peixinhos» aos pescadores. As pessoas que colaboraram connosco foram fantásticas. Aprendemos muito! Muito obrigada". A turma 2.º A, Colégio Santa Teresinha

"O nosso muito obrigado por nos proporcionar uma experiência de aprendizagem em contacto com a realidade. Foi uma manhã de alegria, entusiasmo e vivências que não se vão perder no tempo. Obrigada pela partilha da vossa experiência e do vosso saber"! 2.º B Colégio de Santa Teresinha

"Uma experiência, uma oportunidade, muitas aprendizagens, e uma verdadeira aula de "campo". Obrigada pelo acompanhamento, pela simpatia e continuem a receber crianças, a transmitir conhecimento e a cultivar boas memórias". 2.º C Colégio Santa Teresinha

Ana Rita Pinto Góis (texto)
Adriana Alves (fotos)
Direção de Serviços de Investigação
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.