1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Caracterização da pesca comercial artesanal e pesca lúdica na Região da Madeira

As embarcações de pesca artesanal constituem a maior parte da frota pesqueira da Madeira e utilizam uma grande variedade de artes de pesca, principalmente linhas de mão, palangre de fundo e covos, capturando grande diversidade de espécies, sobretudo peixes demersais.

Uma das linhas do projeto será realizar uma análise das capturas e esforço de pesca, baseada nos dados recolhidos pela DRP, sendo também utilizados inquéritos e diários de bordo para determinar as capturas por unidade de esforço (CPUE).

pesca comercial ludica 1 Por outro lado, é conhecido que o impacto da pesca lúdica sobre algumas espécies pode ser considerável. A falta de informação sobre esta actividade na região não permite avaliar o impacto real sobre os recursos. Está a ser feita uma análise das diferentes modalidades de pesca lúdica (pesca submarina, pesca apeada e pesca embarcada).

Para tal, foram elaborados inquéritos, que permitam avaliar e caracterizar estas actividades.

Tentar-se-á aceder ao maior número de pessoas que realizam este tipo de pesca, com o fim de recolher diferentes dados que permitam avaliar e caracterizar as diferentes modalidades e qual é o impacto que exercem sobre os recursos na Região.

 

Em termos futuros, para atualizar e dar continuidade a trabalhos desenvolvidos há alguns anos, irá realizar-se um estudo sobre a pesca grossa ou Big Game Fishing (BGF), onde se iniciaram já os contactos com as empresas que realizam este tipo de atividade, tendo-se solicitado os dados de capturas dos últimos anos e a sua colaboração no preenchimento dos formulários de amostragem em cada operação de pesca realizada ao longo do ano. Além disso, será também solicitada a nossa participação como observador científico nas viagens de pesca, para avaliar o procedimento e fazer amostragens in situ das espécies capturadas.

pesca comercial ludica 2 Este estudo está integrado no Programa Nacional de Recolha de Dados da Pesca (PNRD), que decorre anualmente em todos os países membros da União Europeia, ao abrigo do Regulamento do Concelho (CE) n.º 199/2008, Decisão da Comissão (2010/93/UE) e Decisão da Comissão (UE) 2016/1251.

Roi Martínez- Escauriaza Arias (Bolseiro)
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.