1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Capturas acidentais na Madeira

ricardo cristina  
Embarcação Ricardo Cristina
1 lagocephalus lagocephalus lagocephalusLinnaeus 1758
Lagocephalus lagocephalus lagocephalus
(Linnaeus, 1758)

Continuando a nossa ronda pelo mundo submarino da Madeira, apresentando mais duas espécies de peixes peculiares, capturadas e gentilmente cedidas à Direção Regional de Pescas pela embarcação de pesca ao peixe-espada-preto, Ricardo Cristina.

Este exemplar singular de Lagocephalus lagocephalus lagocephalus (Linnaeus, 1758) era uma fêmea com 42,1 cm de comprimento e 688 gr de peso.

Esta espécie bentopelágica oceânica (vive na coluna de água perto do fundo) pode entrar em estuários. Apresenta espinhos no ventre. Também têm a particularidade de inflar quando se sentem ameaçadas.

Alimenta-se de crustáceos e lulas. Suspeita-se que sejam responsáveis por intoxicação alimentar muito grave, pelo que não devem ser usados para a alimentação.

Habita os oceanos Atlântico, Pacifico e Índico, podendo ser encontrada em águas tropicais e subtropicais.

 
2 epigonus telescopusRisso 1810  
Epigonus telescopus (Risso, 1810)

Este espécimen de Epigonus telescopus (Risso, 1810), conhecido pelo nome vulgar de robaldo-preto, media 71,2 cm, pesava 4,100 Kg e era uma fêmea. Os olhos e a boca grandes sobressaem na cabeça. Apresenta uma coloração acastanhada-violeta ou preto e é iridescente em vida.

A profundidade de ocorrência varia entre os 75 m e 1200 m, sendo geralmente comum entre os 300m – 800m.

Alimentam-se de pequenos peixes e invertebrados planctónicos.

No Atlântico Norte pode ser encontrado desde a Islândia às Ilhas Canárias. Habita também o Sudeste Atlântico, Índico e Pacífico Sudoeste.

Bibliografia:
http://www.fishbase.org
http://www.marinespecies.org


Graça Faria (texto)
Sofia Vieira (fotos)
Direção Regional de Pescas