1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

A importância da cooperação entre a Direção Regional de Pescas e as escolas da Região

dsidp escolas3
dsidp escolas2
dsidp escolas1

A estratégia de comunicação da Direção de Serviços de Investigação e Desenvolvimento das Pescas (DSIDP) da Direção Regional de Pescas com as escolas e outras instituições com quem se estabelece parcerias assenta na importância da partilha de informação com o público em geral, contribuindo para o maior conhecimento das ciências do mar e consequentemente uma maior literacia dos oceanos.

Pretende, também, enfatizar o papel das ciências e estudos marinhos numa sociedade caracterizada por uma forte ligação ao mar e, neste caso em particular, à comunidade escolar, promovendo a literacia dos oceanos junto dos professores, dos alunos e dos profissionais que amanhã estarão conscientes do potencial do nosso mar, contribuindo para uma sociedade azul participativa.

Neste contexto, literacia significa compreender qual é a influência que o Oceano exerce sobre nós e como o influímos; uma pessoa literata em assuntos do Oceano entende os princípios essenciais e os conceitos fundamentais, sabe comunicar de modo adequado e é capaz de fundadamente tomar decisões responsáveis sobre o Oceano e os seus recursos.

Os biólogos da DSIDP dinamizam sessões de sensibilização com apresentação de palestras nas escolas, realização de visitas de estudo (tal como referido no artigo “Visitantes de palmo e meio e não só...” da edição n.º 148/2015 do DICA), participação no Dia da Ciência com exposições nas próprias escolas (Escola Gonçalves Zarco e Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro), colaboração em estágios profissionais e trabalhos finais dos cursos Educação e Formação para Adultos (EFA), com o objetivo de fornecer informação necessária aos formandos, para que estes possam enriquecer a sua formação e desenvolver, convenientemente, os trabalhos propostos. Pretende-se envolver a comunidade escolar, dar a conhecer aos alunos e professores, alguns exemplos de trabalhos de investigação em curso e alertar os cidadãos para os impactos das pressões humanas no oceano, bem como a necessidade de o respeitar e preservar.

 
dsidp escolas5
dsidp escolas4

Cremos, em suma, ser essa a importância da frutuosa cooperação entre a DSIDP e as diversas escolas da Região e estamos confiantes nos expectáveis resultados deste diálogo institucional num domínio tão relevante como é a área da investigação de biologia pesqueira.

A realização de visitas de estudo bem como outro tipo de atividades organizadas no seio escolar, em parceria com outras instituições, é uma mais-valia para os nossos estudantes. É essencial criar elos de ligação entre a escola e o mundo do trabalho e ensinar aos nossos alunos a valorizar cada uma das profissões, pois todas elas fazem de nós parte integrante na nossa sociedade.

Há já alguns anos tenho vindo a realizar atividades em conjunto com a DSIDP/DRP com o intuito de “expandir” os conhecimentos científicos dos alunos adquiridos em sala de aula num contexto profissional.

Do meu humilde ponto de vista, esta parceria tem colhidos os seus frutos. No ano letivo transato trabalhamos em conjunto com alunos dos Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) na realização de um pequeno projeto que incluía a produção de cartazes com informações científicas sobre algumas espécies pesqueiras de interesse comercial para a RAM.

Esta colaboração com a DSIDP visa o reconhecimento e valorização deste sector e do esforço efetuado diariamente pelos pescadores e por todos os elementos envolvidos nas seguintes etapas de processamento.


(Testemunho da Professora Joana Vasconcelos, Professora de Ciências Naturais na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro)


Adriana Alves
Direção Regional de Pescas/DSIDP

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.