1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

Aula prática sobre “A apanha de lapas na RAM”

aula apanha de lapas2
aula apanha de lapas3

Por ocasião da realização do Curso Técnico de Aquicultura (ainda a decorrer), promovido pela SRE/Direção Regional de Qualificação Profissional – RAM e em parceria com a SRAP/Direção Regional de Pescas, foi organizada uma aula prática para os formandos sobre “A Apanha de Lapas na RAM”, no âmbito do estudo que é desenvolvido pela Direção de Serviços de Investigação e Desenvolvimento da Pesca (DSIDP) sobre estes moluscos gastrópodes.

Foi salientada a importância que a exploração comercial de lapas na Madeira representa, em termos sociais, económicos e gastronómicos.

Aos alunos foram dados a conhecer os procedimentos rotineiros de amostragem biológica efetuados pela DSIDP, mais concretamente na monitorização biológica permanente às duas espécies de lapas exploradas comercialmente (Patella aspera e Patella candei).

 
aula apanha de lapas1

Foi explicada ainda a necessidade da monitorização com o objetivo de garantir a gestão sustentável e, consequentemente, a preservação deste recurso litoral, bem como da importância em acompanhar a evolução dos índices biológicos, ecológicos e de abundância que, depois de analisados, dão uma indicação sobre a dinâmica populacional e a avaliação dos stocks destas duas espécies de lapas.

Para além de ter sido transmitida informação sobre a legislação em vigor - dando particular enfase o quão é fundamental respeitar a época de defeso (1 de dezembro a 31 de março) e o tamanho mínimo de captura (4 cm) – também foram prestadas outras informações e esclarecidas várias dúvidas aos formandos que demonstraram muito interesse nesta área de estudo da Biologia Pesqueira.


Ana Rita Pinto Góis
Direção Regional de Pescas