1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

23.ª Festa gastronómica do peixe espada-preto - participação da Direção Regional de Pescas

festa do peixe espada preto1 Foi há 22 anos que a Direção Regional de Pescas (DRP) iniciou a sua participação na Festa Gastronómica do Peixe Espada-preto, sendo a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos a entidade organizadora.

Neste evento são divulgados os dados estatísticos referentes ao setor das pescas e outros dados biológicos resultantes de amostragens realizadas na Direção de Serviços de Investigação e Desenvolvimento das Pescas, através de cartazes, onde estão evidenciados as embarcações, quantidade e valor de todo o pescado descarregado na RAM, divididos por espécie.

 

Com base nestes dados, é elaborado um quadro com a sequência das dez melhores embarcações, classificadas pela quantidade descarregada (TOP-TEN) do ano anterior e outro com os dados do ano em curso, observados com muito interesse, principalmente pelos ativos do setor residentes em Câmara de Lobos.

É atribuído um prémio ao 1.º lugar, uma placa alusiva, ao armador/proprietário da embarcação e restante tripulação pela produtividade relativa à pesca do peixe espada, relativo ao ano anterior, notando-se por parte da população curiosidade em verificar este ranking durante a exposição.

Durante o evento deste ano, que se realizou nos dias 7, 8 e 9 de agosto, estiveram sempre presentes funcionários da DRP, para esclarecer dúvidas ou prestar esclarecimentos sobre o setor.

Ao longo dos anos já foram feitas várias alterações no que diz respeito à divulgação dos dados, como seja, através de vídeo, projeções em power-point, palestras, brochuras, não faltando fotos das embarcações em grande escala.

De referir que durante os dias do evento houve sempre gastronomia e muita animação da responsabilidade da entidade organizadora.


Maria Filomena Oliveira e Freitas
Direção Regional de Pescas