1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

Madeira presente na Blue Week, em Lisboa

blue week1 Decorreu entre os dias 4 e 6 de junho, no espaço da FIL do Parque das Nações, o Blue Business Forum. Este evento, integrado na Blue Week Lisboa, procurou ser um ponto de encontro de todos os setores e atividades que contribuem para a economia do Mar.

O evento trouxe a Lisboa vários especialistas na área dos negócios do mar e uma vasta gama de expositores que apresentaram os seus produtos e serviços naquela que é a grande aposta para os próximos anos: o mar.

Ao longo dos três dias, foram várias as conferências que ocorreram em simultâneo nos auditórios do pavilhão. A Pesca, a Aquacultura, a Biotecnologia Marinha, os Recursos Minerais Marinhos, o Turismo Náutico, os Portos, a Logística e Transportes, a Construção Naval, a Defesa e Segurança no Mar foram algumas das muitas temáticas abordadas. Desde os conceitos mais tradicionais aos mais futuristas, onde se inclui uma proposta de deteção de cardumes utilizando uma esquadrilha de drones, foram várias as propostas e os temas apresentados.

O pavilhão da Madeira, localizado numa zona privilegiada e sob a coordenação da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e da ACIF, reuniu um conjunto de entidades públicas e privadas, como a Direção Regional do Ambiente, o Parque Natural da Madeira, a Direção Regional de Pescas, em representação da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, a Direção Regional de Turismo e a APRAM, em representação da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Transportes, a Universidade da Madeira, o Observatório Oceânico da Madeira e a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, através do Registo Internacional de Navios, deixando uma imagem muito positiva da Região nas apostas para o futuro na área da Economia Azul.

 

blue week2

A iniciativa privada também esteve presente, através da participação de empresas ligadas à formação na área do mar, ao turismo náutico e de mergulho e hotelaria.

O setor industrial da transformação dos produtos da pesca da Madeira esteve representado pela empresa Ilha Peixe, que levou à exposição os produtos de excelência da RAM: o atum fresco, o espada preto, a dourada produzida em aquacultura e as lapas.

Foram várias as entidades que visitaram o pavilhão da Madeira e que procuram inteirar-se do contributo da Região para a economia do Mar e do papel que representa na Estratégia Nacional para o Mar.

Estes dias constituíram também a oportunidade de troca de ideias com os colegas de outras instituições que se espera venham a ser concretizadas em projetos futuros.


Nuno Gouveia
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.