1 1 1 1 1

Capturas acidentais na Madeira

embarcacao tiago jose
Embarcação Tiago José
peixe cravo1
Lampris guttatus (peixe-cravo)

Como já foi referido no DICA n.º 112, por vezes são capturadas espécies raras pelas embarcações de pesca da RAM, que nos são gentilmente cedidas. Nessa sequência, apresentamos mais dois desses exemplares peculiares.

Lampris guttatus (Brünnich, 1788)

Este bonito espécimen, vulgarmente designado por peixe-cravo, era uma fêmea com 95,4cm de comprimento total e 22,572Kg de peso total. Foi capturado a 28 de outubro de 2010, pela embarcação Tiago José, que se dedica à pesca do peixe-espada preto. Esta espécie pode atingir quase 2m e 270kg de peso total.
L. guttatus tem uma distribuição cosmopolita, sendo mais característico de águas temperadas e tropicais. Aparentemente solitária, é uma espécie pelágica com características oceânicas, que vive em mar aberto, em profundidades mesopelágicas de 50 a 500m, com possíveis incursões na zona batipelágica.
Alimenta-se de peixes e invertebrados, principalmente lulas. Ocasionalmente, também é capturada como by-catch na pesca do atum.

 
embarcacao ricardo cristina
Embarcação Ricardo Cristina
zu cristatus
Zu cristatus

Zu cristatus (Bonelly,1819)

Este invulgar exemplar foi capturado a 07 de dezembro de 2010, pela embarcação Ricardo Cristina, que se dedica também à pesca do peixe-espada preto. Era um macho, tinha 116,9 cm de comprimento e pesava 3,060kg.

Esta espécie oceânica e mesopelágica alimenta-se de pequenos peixes e lulas. Os adultos apresentam uma coloração cinza prateado, sendo ventralmente mais claros. A barbatana dorsal é escarlate e a barbatana caudal é preta avermelhada.

Geograficamente, encontram-se no mar Mediterrâneo e nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Referência bibliográfica: FishBase (http://www.fishbase.org)

 

Graça Faria
(fotos: Sofia Vieira)
Direção Regional de Pescas

Zu cristatus