1 1 1 1 1

Conversas de Café - a agricultura em microespaços

AI ag fam1Para assinalar o Ano Internacional da Agricultura Familiar, declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como reconhecimento do papel fundamental desta atividade para a segurança alimentar no mundo, a Equipa Pastoral Pa_Es, em colaboração com a Associação de Pais e Encarregados de Educação – APES e com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, promove a ação de sensibilização "A Agricultura em Microespaços", inserida na iniciativa "Conversas de Café", a realizar-se na próxima sexta-feira, dia 16, pelas 19h, no auditório do Colégio.

 

 

O grande objetivo do Ano Internacional da Agricultura Familiar é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado. Para tal, com esta celebração global, é pretendido essencialmente promover uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e internacional para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar modelos eficientes de apoiar os agricultores familiares.

De facto, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura tanto nos países desenvolvidos, como nos em vias de desenvolvimento.

Mas, por que é a agricultura familiar importante? A FAO evoca as seguintes principais razões:

• A agricultura familiar de pequena escala está intimamente vinculada à segurança alimentar mundial;

• A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais;

• A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

Não deixe de estar presente na ação de sensibilização, de grande importância pelo tema e sua atualidade, bastando, para o efeito, confirmar a sua presença.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.