1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Escola Agrícola da Madeira: seis anos a cultivar o saber de gerações e a servir a RAM

EAM DICAs 1

 

A Escola Agrícola da Madeira (EAM) foi inaugurada a 3 de abril de 2017, assumindo-se desde então como um projeto vencedor, muito necessário para uma agricultura regional mais competitiva e que veio complementar a oferta formativa na Madeira e Porto Santo.

A EAM é, de forma orgulhosa, uma estrutura de âmbito regional que abrange toda a população das ilhas da Madeira e Porto Santo, procurando contribuir para impulsionar o desenvolvimento económico e social da Região, fornecendo os conhecimentos essenciais aos nossos agricultores, para que, desta forma, tenhamos melhores produções e consequente maior rendimento. Conseguimo-lo através de uma oferta formativa de qualidade, qualificando e capacitando os agricultores e jovens agricultores, através da transmissão de novos conhecimentos, feita pelos técnicos especializados da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A oferta formativa da EAM procura corresponder às necessidades da agricultura regional, com os cursos a serem calendarizados de forma a permitir uma aplicação prática dos conhecimentos quase imediata, desmitificando questões e transmitindo as técnicas e conselhos adequadas a uma maior produtividade, respeitando ao máximo o ambiente e focando-se nas principais produções da Região.

A constante monitorização da qualidade formativa é também uma preocupação, procedendo-se a um rigoroso acompanhamento de cada curso, garantindo o cumprimento de todos os regulamentos e uma abordagem eficaz dos temas pelos formadores, dispondo a escola de um conjunto de novas tecnologias que visam potenciar a aprendizagem teórica e a sua aplicação prática.

Com instalações no Município de São Vicente, um concelho onde a agricultura predomina, a EAM é servida por uma rede de transportes própria que cobre as necessidades de deslocação dos seus alunos, composta por quatro carrinhas de nove lugares.

Podemos, em resumo, afirmar que a EAM é uma escola com ampla experiência e com excelentes resultados ao nível das formações qualificantes e profissionalizantes, proporcionando igualdade de oportunidades e de género no acesso ao conhecimento e ao mercado de trabalho, ao longo dos últimos seis anos. Por outro lado, detém excelentes recursos físicos e equipamentos, bem como recursos humanos experientes para as áreas que se propõe desenvolver.

Escola Agricola da Madeira, o Saber aliado à Agricultura!


Nélio Nunes de Olim
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.