1 1 1 1 1

Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia visita o Centro de Fruticultura

HBG visita Centro Fruticultura 1 Nos dias 1 e 2 de março, o Centro de Fruticultura recebeu a visita dos alunos de 8.º ano, turmas 2 e 5, da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, no âmbito da disciplina de Geografia, com a colaboração das disciplinas de Ciências Sociais, Físico-química e Francês.

Relatámos as funções deste Centro, nomeadamente na propagação seminal e vegetativa para a produção de fruteiras, que são vendidas posteriormente aos agricultores e aos clientes que nos procuram, e de aromáticas e de hortícolas, estas duas últimas conforme solicitação dos agricultores convencionais e biológicos.

Evidenciámos a importância dos nossos campos de pés-mãe, que têm como objetivo preservar as variedades com interesse regional e de onde é possível retirar material vegetal para propagação nos viveiros e em pomares. Estas espécies são abacateiros Persea america, mangueiros Mangifera indica, anoneiras Annona cherimola, pitangueiras Eugenia uniflora e maracujazeiros Passiflora edulis.

Foi-lhes dado alguma informação da amoreira de árvore Morus nigra, da lucuma Pouteria lucuma, do castanheiro do maranhão Pachira aquatica, do urucum ou urucu Bixa orellana, do tabaibeiro Opuntia ficus-indica, da pitaia, géneros Hylocereus e Selenicereus, do kiwi Actinidia deliciosa e da macadâmia Macadamia integrifolia.

 

HBG visita Centro Fruticultura 4 Informámos sobre a possibilidade de as pessoas se inscreverem nos nossos serviços para o apoio na poda e enxertia das diferentes fruteiras, bem como para receberem formação nessas áreas e poderem assim executar esses trabalhos. Informamos também sobre a existência de apoio à apicultura no serviço de inspeção sanitária e apoio na multiplicação de enxames.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de semear alface Lactuca sativa e milho Zea mays e viram as diferentes sementes que estão em estufa a secar, de maracujá Passiflora edulis, nêspera Eriobotrya japonica, anona Annona cherimola e tomate arbóreo Solanum betaceum, entre outras.

Foram explicados os diferentes métodos de propagação vegetativa: a alporquia, a mergulhia, a estacaria e a enxertia. Também foi explicado resumidamente o benefício da poda das fruteiras.

De igual modo, ficaram a saber que a anona da Madeira, Annona cherimola, é a única fruta da RAM que possui DOP - Denominação de Origem Protegida, denominação que identifica a qualidade e as características específicas da “rainha das frutas”, sendo que algumas das variedades existentes são a “Madeira”, “Funchal”, “Perry Vidal” e “Mateus”.

No final, os alunos manifestaram satisfação e interesse pelas atividades do Centro.

HBG visita Centro Fruticultura 2 HBG visita Centro Fruticultura 3
Turma 5 do 8.º ano da HBG Turma 2 do 8.º ano da HBG


Rute Fabíola
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Divisão de Experimentação e Melhoria Agronómica

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.