1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Tempos de Hortifruticultura/2023: agricultura biológica, sementeira de cereais, poda e enxertia de árvores de fruto

tempos de hortifruticultura2023 CARTAZ

 

O evento Tempos de Hortifruticultura/2023, organizado pelo CDISA Quinta Leonor, decorre na freguesia do Jardim da Serra, entre o dia 19 do mês em curso e o dia 3 do próximo mês de março.

Esta iniciativa tem início amanhã, na Quinta Leonor, com a realização de atividades pedagógicas, no âmbito da Agricultura Biológica, destinadas aos alunos da EB1/PE do Jardim da Serra e continuará, nas semanas seguintes, com outras atividades destinadas à população em geral.

Estão previstas duas ações de demonstração: uma de enxertia e, a outra, de poda de árvores de fruto, na qual serão apresentados os resultados dos ensaios que têm sido realizados sobre o cultivo de cerejeiras, no contexto das alterações climáticas.

O programa integra ainda uma atividade comunitária, que consistirá na sementeira de cereais regionais (trigo cevada e centeio).

Entre janeiro e março, um técnico agrícola efetuará as enxertias necessárias nos pomares dos agricultores, sem quaisquer custos para os mesmos.

Através destas atividades, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

- sensibilizar a população para a necessidade de produzir e de consumir bens saudáveis, nomeadamente através das práticas de agricultura biológica;
- preservar e reproduzir o património genético, no domínio da fruticultura e dos cereais regionais (trigo cevada e centeio) e;
- participar no processo da procura de soluções para os problemas que afetam os pomares de cerejeiras.

Este evento tem o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.


As inscrições para estas atividades são gratuitas. Para se inscrever, aceda AQUI.