1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (1 Votos)

Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural é parceira da UMa no simpósio "Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios"

simposio agricultura e sustentabilidade alimentar 1 As alterações climáticas são uma preocupação global e o seu impacto sobre a sustentabilidade da agricultura e a produção de alimentos serão os principais tópicos a serem discutidos no simpósio híbrido Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios (https://www.afss2021.com/), que se realiza nos dias 11 a 13 de outubro de 2021, na Universidade da Madeira.

Nos próximos 30 anos, irá assistir-se a um aumento dos gases de estufa e da temperatura, com diminuição da precipitação e o aumento da frequência e a intensidade das condições climáticas extremas. Estas alterações terão um impacto significativo sobre a agricultura, os agrossistemas, a produtividade das culturas agrícolas e as cadeias de abastecimento.

A Organização das Nações Unidas definiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação climática é o 13º ODS e define como é vital agir para mitigar as mudanças climáticas, sustentar a utilização dos recursos naturais, garantir a provisão de alimentos e a segurança alimentar, colocando a agricultura sustentável e a produção local de alimento, como prioridades para atingir este objectivo e vencer o enorme desafio global, que enfrenta a humanidade.

Há uma clara urgência na implementação de ações imediatas que visem promover a adaptação climática, que devem envolver estratégias locais e globais. As regiões ultraperiféricas, como a Região Autónoma da Madeira, estão particularmente expostas e vulneráveis às ameaças impostas pelas alterações climáticas, em particular no que diz respeito à sustentabilidade e resistência dos seus sistemas de produção de alimentos. Importa, por isso, refletir sobre os desafios que estas alterações impõem as regiões.

Os domínios estratégicos do RIS3-RAM, da Biosustentabilidade e a Qualidade Agroalimentar, deverão desempenhar um papel ativo na reflexão e desenvolvimento de investigação e conhecimento que permitam uma adaptação climática inteligente. Durante os últimos 4 anos, o ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar desenvolveu o projecto CASBio, “Avaliação e monitorização da Agrobiodiversidade e da Sustentabilidade dos Agrossistemas nos novos cenários climáticos”, financiado pelo Programa Operativo Madeira 14-20 da Região Autónoma da Madeira, cuja entidade gestora é o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR).

O CASBio tem como objetivo geral fazer um levantamento da situação, monitorizar agrossistemas típicos e culturas indicadoras e desenvolver metodologias de monitorização e mitigação dos impactos das alterações climáticas sobre a agrodiversidade.

 

Os resultados preliminares do CASBio serão apresentados no Simpósio Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios que é organizado pela Universidade da Madeira, através do ISOPlexis, em associação com a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Ordem dos Engenheiros, e a ARDITI. Conta igualmente com os contributos de vários parceiros regionais e internacionais, entre outros, da Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA), do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), do CDISA do Jardim da Serra, da Quinta do Mitra, da BioBrito, da Quinta das Vinhas, da Direcção da Administração Pública do Porto Santo (DAPPS), de Manuel de Jesus Nunes e da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), da Universidade de La Laguna (ULL), do Instituto de Produtos Naturais e Agrobiologia (IPNA), Canárias, do CE3C da UA (Açores), do CITAB da UTAD, e do InnoTech (Canadá).

No Simpósio, serão abordadas as seguintes temáticas:

1. Assessing and modelling the impacts of climate changes in agriculture: current status, advances, and challenges.
2. Biotic and abiotic stresses on agriculture and crops resilience.
3. Water management in agriculture.
4. Climate-smart agriculture.
5. Impacts on food security and diet.
6. Future challenges/Perspectives

CASBio, informação adicional:

O projeto CASBio foi aprovado no âmbito do Programa Operativo Madeira 14-20 da Região Autónoma da Madeira, e pretende promover uma gestão eficiente dos recursos de ID&I existentes na região, a internacionalização da investigação, a implementação de projetos que contribuam para a investigação e aumento do conhecimento em sectores relevantes da estratégia CLIMA, contribuindo para a transferência de conhecimento e tecnologia para o sector económico e para a criação de emprego científico no domínio estratégico da Biosustentabilidade. No âmbito deste projeto, serão desenvolvidos, até 2021, trabalhos de caracterização e monitorização de 7 agrossistemas e 4 culturas indicadoras, em diferentes condições agroecológicas, avaliação da adaptação das culturas indicadoras às condições ambientais esperadas e aos fatores de stress associados às alterações climáticas, serão ensaiadas e desenvolvidas metodologias e tecnologias que visam o uso dos biorecursos para promover a sustentabilidade, e mitigar o impacto das alterações globais sobre o sector agrícola regional.

Este financiamento permitiu ao ISOPlexis e à equipa de investigação, composta por quatro investigadores doutorados, um doutorando, cinco técnicos de investigação, realizar a publicação de 29 artigos científicos em revistas internacionais e participar no consórcio de 11 projetos em rede.

 

Universidade da Madeira
Campus da Penteada
9020 – 105 Funchal, Madeira - Portugal
Telefone: 291 705 000 | Extensão: 5408 | Fax: 291 705 249 | E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Facebook: www.facebook.com/isoplexis.germobanco
Instagram: instagram.com/isoplexis.uma

www.uma.pt/isoplexis

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.