1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural promove formações em podas na cultura da anoneira e preparação de calda sulfocálcica

podas fruttmac logotipos O projeto FRUTTMAC “Transferência de I+D+i (Investigação+Desenvolvimento+ Inovação) para o desenvolvimento sustentável de fruteiras tropicais na Macaronésia” envolve Centros de Investigação, Universidades e Empresas dos Arquipélagos da Madeira, Canárias, Açores e Cabo Verde.

Este projeto pretende criar ferramentas e soluções para enfrentar novas dificuldades, como as alterações climáticas e todas as consequências que estas trazem para a fruticultura (escassez de água, novas pragas e doenças, alterações no ecossistema e na biodiversidade, etc.).

Para a prossecução deste objetivo, realizou-se nos dias 30 de março e 8 de abril de 2021 duas ações de formação dedicadas às técnicas de poda na cultura da anoneira (Annona cherimola), ministradas pelo Eng. Rui Nunes e que contaram com a participação de 42 produtores (figura 1).

As podas (de formação e frutificação) corretamente executadas são de grande importância na obtenção de frutos de qualidade superior, uma vez que mantêm os pomares com árvores de baixas copas, uma condição indispensável nos trabalhos de manutenção, e contribuindo assim para aumentar a rentabilidade do empresário agrícola e a própria sustentabilidade das plantas.

podas fruttmac figura1
Figura 1 – Formação em podas na cultura da anoneira
 

Realizou-se igualmente nos dias 8 e 14 de abril de 2021 duas ações de formação que contaram com a participação de 28 produtores, ministradas pela Eng.ª Márcia Melim e Eng.º Luís Dantas, sobre a preparação (figura 2) e modo de aplicação da calda sulfocálcica, um produto resultante da reação entre enxofre em pó e a cal (viva ou hidratada). Quando associada a boas práticas agrícolas, este produto apresenta efeito preventivo no controlo de pragas e doenças, pois possui ação inseticida, fungicida e acaricida.

podas fruttmac figura2
Figura 2 – Formação em preparação e aplicação de calda sulfocálcica 

Ensaios realizados nos campos experimentais associados ao FRUTTMAC revelam uma eficácia assinalável desta calda no controlo do aranhiço cristalino (Oligonychus perseae) e percevejo (Pseudacysta perseae) na cultura do abacate (Persea americana), bem como sobre a cochonilha branca (Nipaecoccus nipae) na cultura da anona (Annona cherimola).

Esta calda pode ser igualmente utilizada em Modo de Produção Biológico.

Bruno Silveira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural