1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Formação profissional em produção de anona

460x368 images DICA 2015 137 anoneira Tendo em conta os objetivos traçados pelo Plano Estratégico para a Anona da Madeira, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, entendeu ser prioritário a criação de uma ação de formação profissional específica sectorial sobre a “Produção de Anona”.

Assim, foi aprovado pelo Secretário Regional de Agricultura e Pescas o Despacho n.º 367/2016 de 30 de setembro que regulamenta o programa da ação de formação profissional específica para este produto.

O objetivo geral desta ação passa por “habilitar os participantes com as técnicas agronómicas aplicáveis à produção de anona, de acordo com as exigências vigentes, considerando a melhoria e conservação dos solos, o uso eficiente dos recursos hídricos e energéticos, a segurança alimentar, a valorização das atividades tradicionais e o aumento da capacidade produtiva” lê-se no despacho.
No final desta ação, os formandos estarão habilitados a gerir, planear e coordenar as práticas agrícolas com uma eficiente racionalização dos fatores de produção, responsabilidade em relação à conservação do ambiente, segurança no trabalho e qualidade de produção.

A duração desta ação de formação é de 35 horas, considerando os temas a abordar e a necessidade de conhecer a cultura in loco e deverá decorrer em horário laboral, pós-laboral ou misto, tendo em conta o público-alvo a atingir. A formação teórica será ministrada em sala adequada e a formação prática em explorações agrícolas públicas ou privadas.

Com vista à homologação da ação de formação profissional específica sectorial, em “Produção de Anona”, as entidades interessadas devem submeter o pedido de homologação à Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.

De seguida, e para maior elucidação dos possíveis interessados, descrevem-se alguns conteúdos da formação:

- História da cultura da anoneira e sua presença na RAM;

- Introdução à Proteção Integrada, Produção Integrada e Modo de Produção Biológico;

 

- Referência à legislação relevante em vigor;

- Noções práticas de aplicação de produtos fitofarmacêuticos;

- Características botânicas e biologia da anoneira;

- Exigências edafoclimáticas da anoneira;

- Fundamentos a ter em conta para a instalação da anoneira (seleção do local, seleção das cultivares, métodos de propagação, preparação do terreno e sistema de rega);

- Plantação da anoneira – considerações prévias, compassos, condução, podas e fertilização;

- Práticas culturais da anoneira – podas, polinização artificial e irrigação;

- Controlo de pragas e doenças da anoneira e da anona;

- Custos de produção da anona;

- O mercado da anona;

- Colheita, preparação comercial e transporte da anona;

- Conservação e transformação da anona;

- Custos de comercialização da anona;

- Simulação em campo das operações de plantação, polinização, poda e aplicação de um fator de produção na anoneira;

- Visita a um centro de acondicionamento de anona.

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar