1 1 1 1 1 Pontuação 4.50 (4 Votos)

Ações práticas para o combate à Mosca de Asa Manchada – Drosophila suzukii registam número elevado de participantes

asa da mosca manchada De acordo com os indicadores obtidos pela Direção Regional de Agricultura, tudo aponta para que a Mosca de Asa Manchada – Drosophila suzukii venha a atacar as culturas da cereja, da ginja e de outros pequenos frutos (amora, framboesa, morango e mirtilo) ainda com maior intensidade que o ano passado, podendo pôr em causa grande parte das suas produções.

Deste modo, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura e em articulação com as Juntas de Freguesia do Jardim da Serra e do Curral das Freiras e outras entidades locais, realizou nos locais de maior produção destes frutos três ações práticas de demonstração e transmissão de conhecimentos sobre o controlo desta praga, no respeitante à captura em massa (armadilhas artesanais – garrafas mosqueiras) contendo um atrativo, e se se justificar, a tratamentos com produtos homologados para o seu controlo através de pulverização com:

- os produtos EPIK SG (45g/hl) quando a cereja está a meio tamanho e Karate Zeon (12,5ml/hl), quando a cereja está a 2/3 do crescimento, respeitando sempre os intervalos de segurança (14 dias para o EpiK e 7 para o Karate Zeon).

Para a ginja o tratamento é similar, mas apenas com o produto EPIK SG.

 

A primeira destas palestras decorreu no dia 16 de abril do corrente ano, na Quinta Leonor, Jardim da Serra, com 95 participantes. No dia seguinte, foi a vez do Curral das Freiras, com duas palestras (Pico Furão e Fajã Escura) que contaram, apesar do mau tempo, com 45 participantes.

Os participantes mostraram-se muito interessados e disponíveis em colaborar com a Direção Regional de Agricultura, não fossem eles produtores de cereja e ginja, culturas com grande destaque nestas freguesias.

Para finalizar, é de referir que foram distribuídos a todos os agricultores e às entidades oficiais presentes um panfleto sobre “Combate à mosca da cereja e da ginja” elaborado pela Direção Regional de Agricultura, com toda a informação detalhada sobre esta praga.

Para mais informação sobre o assunto deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310