1 1 1 1 1 Pontuação 3.50 (6 Votos)

Os solos da Madeira - descrição e características

O ano de 2015 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional do Solo, por se ter considerado que o solo é um recurso limitado, perecível e não renovável na escala humana e a base de toda a vida terrestre, com as seguintes funções: sustentação física; fornecimento de nutrientes e de água às plantas; substrato e habitat para os organismos do solo; sistema de transformação, filtro e tampão; regularizador do ciclo hidrológico; condicionador da quantidade e da qualidade da água; balanço do calor; e regularizador do clima.

O tipo de solo existente numa região resulta da ação do clima e da vegetação nas rochas.

Na Madeira, as rochas existentes são fundamentalmente produtos vulcânicos básicos (explosivos ou efusivos, conglomerados, brechas, etc, do tipo basáltico), embora em alguns casos exista também magmatismo ácido (traquitos), conglomerados e microconglomerados, calcários e calco-arenitos e fossilíferos.

Do ponto de vista climático, e resultando da sua posição geográfica e da orografia, varia desde o ombrotipo (chuva) "seco inferior" - menos de 400mm de chuva anual no Funchal, até ultra-hiperhúmido - mais de 3500mm de chuva anual nos picos do Areeiro e Ruivo. Daqui resulta que na ilha da Madeira, na sua parte central e interior, os solos dominantes ou sejam Andossolos (úmbricos a maioria e o restante vítricos, os que não foram degradados e erosionados) ou, nas partes mais declivosas, acidentadas e degradadas pelo pastoreio e fogos, Leptossolos (solos delgados com menos de 25/30 cm de espessura e pobres em matéria orgânica). Estes dois grandes grupos de solos cobrem mais de 80% da Ilha.

Os restantes são Cambissolos, Vertissolos e Fluvissolos (numa zona ínfima nos vales encaixados).

A distribuição dos solos está relacionada com a orografia e a exposição (Pinto Ricardo, R & Madeira, M. Distribuição Climo-topossequencial dos solos da Ilha da Madeira- Climate- Altitude Distribution of Soils in the Madeira Island. Revista de Ciências Agrárias XVII: 57-67.; Madeira, M., Furtado, A., Jeanroy, E. & Herbillon-1994- Andosols of Madeira Island (Portugal) Characteristics and Classification. Geoderma 62: 363-383.

distrib dos solos

Por sua vez, a fertilidade do solo varia com a espessura, o tipo de argila e o teor em matéria orgânica

Os Leptossolos são solos delgados, degradados por erosão e más tecnologias (fogos, degradação da vegetação, excesso de pastagem, etc.) são solos delgados, com menos de 20 cm de espessura, menos de 2% de matéria orgânica (como este pasto degradado perto do Pico de Arieiro – figura 1) – água utilizável < 25 mm, 1,8% de matéria orgânica, pH em água 6,3; pH em NaF- 9,6

 
leptossolo
(figura 1)
fig1 andossolo fig2 vertissolo1
(figura 2) (figura 3)

Os Andossolos, na parte alta da Ilha, ricos em argila do tipo alofana, são solos profundos, com mais de 1,5 m de espessura, mais de 20% de matéria orgânica (como o solo perto do Pico de Arieiro e com mato autóctone - figura 2) – água utilizável > 200 mm, >20% de matéria orgânica, pH em água 4,6, pH em NaF – 11,6

Os Vertissolos, nas zonas "seco inferior", são solos espessos, com mais de 1 m de espessura, fertéis mas difíceis de trabalhar (como este perto do Funchal - figura 3) com menos de 2% de matéria orgânica – menos de 400mm de chuva anual e quentes – água utilizável < 60 mm, <2% matéria orgânica, pH em água 7,8, pH em NaF – 8,9.

Assim, a Ilha da Madeira tem dos solos mais férteis de Portugal mas tem uma alta percentagem de solos degradados (por fogos, erosão, deslizamentos de terra, etc.), pelo que a conservação deste património é fundamental para assegurar a produção de alimentos, a existência de água (abastecimento das levadas), a manutenção da paisagem e para evitar as cheias catastróficas.

 

Carta dos solos da Madeira

(Pinto Ricardo, R., Silva Câmara, E. M. & Melo Ferreira, M. A. 1992 Carta dos Solos da Ilha da Madeira. Gov. Regional, Sec Reg. Economia, DRA)

carta dos solos da Madeira

(LEGENDA)

 

Eugénio Menezes de Sequeira
Eng. Agrónomo
Investigador Coordenador do ex-INIA
Conselheiro do CNADS
Vogal da DN da Liga para a Proteção da Natureza