1 1 1 1 1

DICA alarga a divulgação de informação do comércio do pescado

DICA pescas1Após 18 meses de divulgação semanal de assuntos ligados à agricultura e desenvolvimento rural, foram criadas as condições necessárias para o alargamento do âmbito do DICA ao setor das pescas. Assim, a partir de hoje este boletim passará a disponibilizar a divulgação semanal das cotações do pescado transacionado nas lotas da Região Autónoma da Madeira. Será alargado logo que possível à divulgação das cotações e preços registados desde as lotas até ao retalho (pequeno e médio comércio).

 

De igual modo, o DICA passará a editar dicas sobre o pescado e sobre o setor das pescas, e, neste contexto, este boletim digital passará a agregar todo o manancial de dados indispensável a quem vende e compra produtos agrícolas, agroalimentar e pescado, relacionando todos os elos e conferindo a adequada capacidade negocial a todos os possíveis intervenientes como, igualmente, fornecerá elementos importantes à decisão de quem quer produzir o que o mercado mais valoriza, e em que períodos.

O sistema implementado visa a maior transparência possível à cadeia de valor do setor agroalimentar regional, nas suas mais diversas valências e, em cada momento, corresponder ao medir do seu "pulso" nos diferentes níveis deste mercado específico, bem como permitir que esse conhecimento seja facilmente acessível e o mais atual possível. É de referir que só é possível sistematizar e agregar esta informação devido à boa colaboração de todos os agricultores, produtores, serviços e empresas envolvidas, sem os quais a promoção e a valorização do Produto da Madeira jamais seria possível.

Em resumo, e a partir de hoje, o DICA publicará e analisará semanalmente as cotações/preços de produtos hortícolas, frutícolas, ervas aromáticas, em modo de produção biológico e convencional; de origem animal, pescado e agroindustriais.

O DICA é uma iniciativa da Secretaria Regional de Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que conta agora com a colaboração da Direção Regional de Pescas.

 

Cecília Aguiar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural