1 1 1 1 1

Canal de televisão brasileiro "descobre" as delícias dos produtos biológicos da Madeira

pura ecoTVDe há alguns anos a esta parte, as principais cidades europeias, vêm reconhecendo a importância da existência de mercados ao ar livre nos seus espaços mais nobres e centrais, dado constituírem-se um excelente meio para absorver e refletir elementos da cultura local e, por isso, fomentando e estruturando-os organizadamente.

O Funchal também cedo acarinhou a criação de um mercado regular como o da Agricultura Biológica, reconhecendo que o mesmo interessaria tanto à população citadina residente, como aos turistas: aos primeiros conferindo a possibilidade de acederem e adquirirem frutas e legumes fresquíssimos para as necessidades semanais; aos segundos proporcionando a oportunidade de encontrarem e embrenharem-se na "atmosfera" da produção agrícola da região que visitam.

Assim, todas as semanas, faça o tempo que fizer, no Mercado de Agricultura Biológica do Funchal coabitam as cores fascinantes e os cheiros vibrantes dos produtos vegetais que só a agricultura e os agricultores da Madeira são capazes de extrair à natureza magnânima da ilha. No devir das estações do ano, aquelas combinações adquirem cambiantes diferentes e, não escapará a um observador mais atento, que aquela panóplia de coloridos e aromas mutantes também são as "vestes" e o "perfume" da cidade do Funchal, embelezando-a ainda mais.

 

Numa iniciativa promovida e organizada pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Mercado de Agricultura Biológica do Funchal, funciona no Largo da Restauração todas as quartas-feiras durante a manhã e o início da tarde, contando atualmente com 5 agricultores/vendedores (7 stands de venda), os quais disponibilizam uma diversidade permanente de produtos agrícolas da época e com a qualidade superlativa que o Modo de Produção Biológico lhes confere.

Foi a confirmação desta qualidade que encantou um canal de televisão online brasileiro, o PuroEco TV, o qual num dos seus programas recentes dedicado à Madeira, focou-se particular e apaixonadamente sobre o Mercado de Agricultura Biológica do Funchal.

Pedro Álvares Cabral "achou" as Terras de Vera Cruz em 1500. Será caso para dizer que, ainda que muitos séculos depois, o Brasil também já "descobriu" o melhor da agricultura regional.


Cláudia Dias Ferreira
Paulo Santos
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural