1 1 1 1 1 Pontuação 3.50 (2 Votos)

Consumir o Vinho Madeira

IVBAM4Temperatura

Tratando-se de um vinho fortificado a temperatura de serviço para o Vinho da Madeira é um elemento muito importante.

A uma temperatura elevada apenas se revelam os aromas provenientes do álcool e nem todos os aromas característicos do vinho são revelados. Devem, sempre, ser tidos em conta os conselhos dos produtores, regra geral presentes nos contra rótulos.

De uma maneira geral, as temperaturas de serviço mais apropriadas dependem principalmente do seu grau de doçura, idade e da casta ou das castas que lhe deram origem. Recomenda-se servir a uma temperatura entre os 13 e o 14o para os vinhos mais novos, enquanto os vinhos mais velhos, dada a sua maior complexidade, deverão ser servidos a uma temperatura que varie entre os 15oC e os 16oC.

 
IVBAM4.1 IVBAM4.2

Copo

A apreciação correta de um vinho depende muito da qualidade e adequabilidade do copo utilizado. O copo deverá ser leve, de pé alto, vidro fino, incolor, transparente, sem desenhos.

O copo ideal para Vinho Madeira deverá ter uma copa mais aberta junto ao pé, tornando-se mais fechada no topo. Só assim o vinho terá maior espaço para demonstrar o seu bouquet e concentrar na abertura do copo os seus aromas mais complexos e ricos. O copo deve estar enchido até um terço.

Decantar

Recomenda-se que os Madeiras mais velhos (Colheitas e Frasqueiras) sejam decantados para permitir a oxigenação do vinho e eliminar algum eventual depósito que se tenha formado.

Armazenamento

É norma dos Vinhos da Madeira serem engarrafados em garrafas de cor escura, devendo ser armazenados em locais escuros.

No caso dos vinhos velhos, Frasqueira, devemos ter cuidado ao abri-los, pois com o passar do tempo as rolhas tornam-se frágeis e partem-se.

A mudança da rolha nos Vinhos da Madeira velhos não deve ser descurada e deve ser efetuada de 20 em 20 anos, no mínimo.

IVBAM