1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A Região Demarcada da Madeira

IVBAM1O Vinho da Madeira é um vinho que se integra dentro da categoria dos vinhos licorosos de qualidade produzidos em região determinada. Tem uma graduação alcoólica entre 17o e 22o e pode ser obtido a partir de castas tão tradicionais como o Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Tinta Negra, ou pelo loteamento das mesmas.

Trata-se de um vinho, como o próprio nome indica, produzido exclusivamente na Região Demarcada da Madeira. 

 
IVBAM1.1 IVBAM1.2

Para obter a Denominação de Origem Madeira ou Vinho da Madeira, o Vinho tem obrigatoriamente de observar um conjunto de regras e procedimentos que está atualmente previsto, no essencial, no Regulamento da Produção e do Comércio do Vinho da Madeira, anexo ao Decreto Regulamentar Regional n.º 20/85/M, de 21 de outubro.

A Região Demarcada da Madeira é uma das mais antigas de Portugal e o seu futuro passa por uma aposta contínua na qualidade.

O Vinho Madeira é sujeito a um controlo rigoroso de qualidade levado a cabo pelo IVBAM (Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.), organismo que tem, entre os seus objetivos, o controlo, a organização e legislação da produção e comercialização do Vinho da Madeira, assim como do sector vitivinícola em geral.

Para passar nesse controlo, o Vinho Madeira é sempre submetido a testes e análises no laboratório do IVBAM, após os quais o Vinho é submetido à Câmara de Provadores para as respetivas análises sensoriais. Só após todo este processo, o IVBAM concede o selo de garantia, com um número de série, ao Vinho Madeira.

A presente qualidade do Vinho Madeira é assim resultado da aposta concertada dos sectores público e privado, num sistema de certificação com um compromisso inabalável com a qualidade e numa estratégia de promoção com enfoque no carácter único e inconfundível do Vinho Madeira.

 

IVBAM

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.