GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda. – uma aposta no crescimento sustentável e continuado da Banana da Madeira |
||
Em setembro de 2008, no âmbito de uma reestruturação do sector da Banana da Madeira, que visava a sua própria sustentabilidade, de modo a garantir e assegurar o escoamento e a valorização da produção, bem como o aumento do rendimento dos produtores, foi criada a GESBA. A reestruturação do sector veio possibilitar uma maior e melhor otimização e gestão dos recursos financeiros e humanos que estavam disponíveis, permitindo um crescimento sustentável e continuado do sector e, com isso, criando condições para a sua modernização. |
A reorganização do sector possibilitou também o estímulo necessário para a criação de uma política comercial que reforça e valoriza o posicionamento da marca "Banana da Madeira", enquanto produto de qualidade. A GESBA, atualmente, recebe a produção de banana de cerca de 3000 produtores que se dedicam ao cultivo da Banana da Madeira. Detentora da marca Banana da Madeira, a GESBA está empenhada em valorizar o produto, aumentando a sua notoriedade e promovendo o seu consumo. A pensar na valorização do produto e na consolidação do mercado português, em setembro de 2011, no âmbito do Projeto de Promoção e Informação do Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas (RUP), associado à Banana da Madeira, deu-se início a uma campanha promocional, com a duração de três anos. Dar a conhecer o símbolo que identifica os produtos agrícolas originários das Regiões Ultraperiféricas da Europa e que garante ao consumidor a sua qualidade europeia – o Símbolo RUP - foi o objetivo primeiro a que se juntou um outro, o de aumentar a notoriedade da Banana da Madeira, um produto originário de uma das nove regiões ultraperiféricas da Europa: a Região Autónoma da Madeira. A promoção foi dirigida para o sector, para o consumidor e para a imprensa, salientando-se sempre a origem e as propriedades da Banana da Madeira, fruto ideal para os desportistas e para as crianças. A aposta ao nível da qualidade e a estratégia de promoção que têm sido levadas a cabo pela GESBA visam a valorização do produto pela sua origem, qualidade e sabor junto aos consumidores, empresas de distribuição e produtores, tendo como um dos grandes objetivos a consolidação do mercado português e a procura de novas oportunidades de negócio em novos mercados.
GESBA |