“Madeira Mesa Rural” – uma aposta na valorização dos produtos da Madeira! |
||
- Garantir uma formação contínua dos técnicos da Direção Regional provadores da Câmara, que prestam apoio ao sector e, sobretudo, aos ativos do setor agrícola e alimentar; - Colmatar a necessidade de divulgação de mecanismos de qualificação; - Aproveitar a oportunidade de divulgar a inovação da análise sensorial na valorização dos produtos agroalimentares da RAM; - Aproveitar a oportunidade de apresentar ações de sensibilização/divulgação úteis ao setor agroalimentar; - Adaptar a agricultura e a indústria agroalimentar da Madeira às necessidades atuais, dotando os vários agentes de mais e melhores ferramentas para comercializar os seus produtos; - Desenvolver a vertente da comunicação e atualização do conhecimento ao público final destes mesmos produtos e das práticas que promovem e acrescentam valor a todo circuito; - Dotar o público-alvo com conteúdos de formação em matérias inovadoras e atuais, que ajustam às explorações agrícolas e indústrias de transformação alimentar (de pequena dimensão) as práticas ambientalmente adequadas, utilizando de forma sustentável os recursos promovendo a sua sustentabilidade económica; - Desenvolver ações de demonstração e informação ao público-alvo e a formadores de opinião sobre os produtos agrícolas e alimentares da Madeira, promovendo o seu conhecimento e reconhecimento de forma inovadora e valorizada Como tal, adaptar a agricultura e a indústria agroalimentar da Madeira às necessidades atuais dotando os vários agentes de mais e melhores ferramentas para comercializar os seus produtos foram os objetivos base deste projeto, não esquecendo a vertente da comunicação e atualização do conhecimento ao público final destes mesmos produtos e das práticas que promovem e acrescentam valor a todo circuito. Em linhas gerais, os objetivos foram: 1. Dotar os empresários com conteúdos de informação em matérias inovadoras e atuais, que ajustam às explorações agrícolas e indústrias de transformação alimentar (de pequena dimensão) as práticas ambientalmente adequadas, utilizando de forma sustentável os recursos e promovendo a sua sustentabilidade económica e a valorização dos produtos, com o recurso a várias ferramentas; |
2. Desenvolver ações de demonstração e informação para técnicos, formadores de opinião e população em geral sobre os produtos agrícolas e alimentares da Madeira, promovendo o seu conhecimento e reconhecimento de forma inovadora; 3. Dotar com mais informação e conhecimentos a CP (AgroSenseLab) e aos produtores sobre a importância da "Marca de Qualidade" e da análise sensorial na valorização dos produtos da Madeira. As ações desta candidatura pretendem ainda valorizar a sustentabilidade, que é palavra de ordem dos nossos dias e que se reveste de várias camadas, compondo um universo multidimensional, cada vez mais valorizado. A sustentabilidade do trabalho humano e a sua envolvência cultural reconhece os produtos endógenos, artesanais e/ou tradicionais como uma necessidade. A sustentabilidade ambiental valoriza as práticas agrícolas menos agressivas para o ambiente e para a saúde humana e traduz-se na reeducação de quem produz e de quem consome. A sustentabilidade económica é o eixo central que faz desenvolver as atividades produtivas, promovendo o desenvolvimento de uma região e das pessoas que trabalham os produtos. Assim, no ano de 2022 foram realizadas quatro ações, das quais disponibilizar-se-á semanalmente os respetivos manuais. São eles: 1 -Valorização dos produtos alimentares artesanais para a valorização de uma região Nesta edição do DICAs, ir-se-á disponibilizar o manual Valorização dos produtos alimentares artesanais para a valorização de uma região, onde se realça que os produtos alimentares artesanais, sejam eles matérias-primas ou processados, devem somar valor por esse mesmo facto. A utilização de mão-de-obra humana diferencia o resultado final e algumas práticas resultam de atividades culturais que devem ser valorizadas. Reconhecer estes fatores aumenta a autoestima de uma região, acrescentando argumentos e valor de venda, promovendo assim a sustentabilidade do trabalho humano. Para além destes manuais, foram produzidos neste projeto cinco vídeos promocionais de alguns produtos da Madeira e do contributo da AgroSenseLab na sua valorização, aos quais pode aceder nas redes sociais Facebook ou Instagram ou nas seguintes ligações: - Anona da Madeira (DOP): - Batata-doce da Madeira (DO): https://vimeo.com/787900419/5b4ca99629 - Requeijão da Madeira (IG): - Sidra da Madeira (IG): - AgroSenseLab:
|
- Detalhes