1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A lua e a agricultura

lua e agricultura 1 Semear e colher, tendo em conta a influência da lua é uma prática utilizada desde a Antiguidade, passada de geração em geração até aos dias de hoje.

Há mais de 50 anos, uma cientista alemã, Maria Thun, constatou em ensaios realizados em diferentes partes do mundo que sementes provenientes da mesma planta, submetidas ao mesmo tipo de cultivo, mas com sementeiras em dias diferentes, originavam plantas com diferenças morfológicas e fisiológicas significativas. Maria Thun concluiu, assim, que essas diferenças eram dependentes das fases da lua, que exercem forças gravitacionais diferentes e influenciam a movimentação da água e da seiva no interior da planta, sendo, como tal, aconselhável cultivar durante o período de constelação favorável.

O ciclo lunar é o período que vai desde o primeiro dia da lua nova até o último dia do aparecimento da lua minguante. Ao todo, o ciclo tem uma duração de 29,5 dias e é usado para determinar as quatro fases da lua, para medir as marés e os ciclos da pesca e da agricultura, visto que este satélite tem uma grande influência nos fatores terrestres.

As fases da lua acontecem a partir dos movimentos naturais que a Lua e a Terra exercem: translação (ao redor do sol), rotação (ao redor de si mesmo), revolução (movimento que a lua faz ao redor da Terra).

As quatro fases da lua são definidas pela forma como está iluminada e muda entre 7 e 8 dias. As fases são: lua nova, lua crescente, lua cheia e lua minguante.

A intensidade de iluminação da Lua relativa a cada fase lunar tem uma forte influência na agricultura e nas diferentes operações culturais das plantas.

 

A lua minguante tem pouca influência sobre a Terra, por isso é uma boa fase para plantar tubérculos, pois o seu desenvolvimento não depende da luz da lua. A seiva move-se até à base da planta acumulando-se na base do caule e da raiz.

É também uma altura favorável para o transplante e colheita de raízes, vagens e realizar podas.

A lua nova tem influência sobre a Terra e as plantas. O fluxo da seiva desce e concentra-se nas raízes. As plantas têm baixa resistência a pragas. Desaconselha-se o transplante. Nesta fase, devemos optar por plantar culturas que possuam caules longos.

A lua crescente é a que tem a luz mais forte. A seiva move-se para o topo da planta e concentra-se no ápice do caule e dos ramos. É a altura favorável para a sementeira de cereais, frutas, flores e colheita e hortícolas.

A lua cheia é o período de maior influência sobre as plantas, sobretudo nos primeiros dias da mudança do ciclo lunar. A seiva concentra-se no topo das plantas, nas folhas, flores e frutos. É a altura favorável para a colheita de plantas medicinais e frutos. O transplante é desaconselhado.

fases luas (Texto publicado originalmente no Almanaque PEF/2023)


Ana Ghira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural