1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Os “hotéis de insetos”

hotel para insetos 1 Existem insetos que podem ser muito prejudiciais às culturas, no entanto, existem também insetos auxiliares, cuja função é controlar e evitar o crescimento daqueles que podem ser considerados pragas, pois alimentam-se destes, evitando a destruição das culturas.

A diminuição de insetos polinizadores, como abelhas e outros, é um problema atual, que requer o uso de meios para travar esta tendência e passa também pela instalação de abrigos ou “hotéis de insetos” perto das hortas e áreas urbanas.

O “hotel de insetos” contribui para o aumento da diversidade de insetos auxiliares e polinizadores, permitindo também observar de perto abelhas solitárias, joaninhas, borboletas, crisopas, etc. Além disso, durante o inverno, os abrigos oferecem a estes insetos um local de hibernação e, durante o verão, um local de reprodução.

Como construir o seu “hotel de insetos”?

Pode construí-lo em vários tamanhos e formas, sendo possível reciclar velhas caixas de madeira, paletes, casas de pássaros antigas, caixotes de fruta em madeira, caixas de garrafas de vinho, etc.

As necessidades de materiais variam de acordo com os grupos de insetos que pretende atrair:

- Abelhas solitárias preferem madeira furada (blocos de madeira e/ou trocos) com diferentes diâmetros (2mm a 10mm) para atrair as diferentes espécies e usar canas de bambu ocas. Quando as abelhas terminam a construção de um ninho, tapam o buraco com lama, pólen ou folhas até ao nascimento da nova geração. Não se assuste se os buracos aparecerem tapados!

- Borboletas preferem caixas de madeira com entradas verticais e um ramo no interior;

 

hotel para insetos 2 - Joaninhas preferem, durante o inverno, folhas e varas secas, ramos, galhos e canas de bambu ocas de diferentes tamanhos, atados com cordel;

- Crisopas gostam de palhinhas de papel ou cartão enrolado atado com cordel e colocado dentro de uma garrafa de plástico cortada, para evitar que fique molhado com a chuva.

Em geral, outros insetos gostam de madeiras podres e/ou cascas de árvores.

Onde instalar o seu “hotel de insetos’?

- O local deve ser seco, com boa exposição solar, orientado a sul ou sudeste e abrigado do vento;

- Deve ser instalado pelo menos a um metro do solo, sem vegetação à frente que impeça a entrada dos insetos;

- É necessário criar condições para atrair os insetos, através da plantação de flores silvestres, ao redor da horta ou em zonas próximas, permitindo a disponibilidade de alimento aos auxiliares e polinizadores;

- Não deve ficar perto de ninhos de aves, pois estas alimentam-se de insetos e podem atacar o hotel;

- O hotel pode ser colocado numa parede, vedação ou num suporte robusto para a sua fixação;

- A fixação tem de ser segura, para evitar que o hotel abane ou balance com o vento.

Como os materiais de construção do abrigo não têm qualquer tipo de tratamento, degradam-se naturalmente ao fim de algum tempo. Sugere-se a substituição anual dos rolos de cartão canelado e, a cada dois anos, a substituição dos blocos de madeiras, troncos perfurados e canas de bambu.


Natália Silva
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.