1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

O Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA) mantém a acreditação dos seus ensaios e obtém a extensão para mais um parâmetro

LRVSA figura1 O Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA), inserido na orgânica da Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares (DSLAA), da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, recebeu, no dia 24 de fevereiro do presente ano, o certificado de manutenção da acreditação da sua atividade e a extensão para mais um parâmetro em acreditação flexível intermédia, concedida pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

Com esta manutenção, o LRVSA mantém os seus ensaios acreditados em regime de acreditação flexível e vê alargado o seu âmbito de acreditação, oferecendo assim mais ensaios para a garantia da segurança alimentar.

A manutenção da acreditação e extensão ficou evidenciada pela emissão da nova versão do anexo técnico L0509 na Edição 15, de 24-02-2022, que pode ser consultada no endereço http://www.ipac.pt/pesquisa/ficha_lae.asp?id=L0509.

A manutenção e extensão de acreditação decorre da análise ao plano de ações e às evidências solicitadas por responsáveis do IPAC, aquando da avaliação do Laboratório, realizada nos dias 7, 19 e 20 de outubro de 2022.

Referimos que o processo da acreditação é voluntário, sendo que os Laboratórios participantes são avaliados in loco e de maneira periódica.

A avaliação das condições de funcionamento dos laboratórios que pretendem a acreditação, as suas metodologias de diagnóstico, o desempenho dos seus trabalhadores e do seu Sistema de Gestão é feita anualmente pelo IPAC, com recurso a auditores designados pelo referido organismo para cada área laboratorial acreditada (veterinários, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas) e para o Sistema de Gestão (SG).

Em cada ciclo de acreditação (4 anos), no caso do LRVSA o quarto ciclo teve início em 2021, os Laboratórios são sujeitos a avaliações de acompanhamento, sendo que no fim de cada ciclo, para continuar a manter os seus ensaios acreditados, os laboratórios devem formalizar esta intenção junto do IPAC.

Em 2022, o LRVSA, inserido na avaliação anual de manutenção, solicitou a extensão para um novo parâmetro, nomeadamente a pesquisa de larvas Anisakis L3, comumente encontradas em peixes marinhos e anádromos, segundo a norma ISO 23036-2:2021.

Assim, esta manutenção implicou uma análise minuciosa, realizada com o intuito de verificar se o laboratório continuava a cumprir os requisitos que lhe garantem ser uma entidade acreditada e, sobretudo, demonstrar a melhoria contínua dos seus processos.

LRVSA figura4.1 LRVSA figura4.2 LRVSA figura4.3
Fig. 1 – Realização do ensaio para pesquisa Anisaki sp. no pescado   

Relativamente à extensão para o ensaio Anisakis spp., o laboratório de veterinária do LRVSA foi avaliado quanto ao desempenho do método ISO 23036-2:2021 – Microbiologia da cadeia alimentar – Métodos de cadeia alimentar – Métodos de deteção de larvas de Anisakidae L3 em peixes e produtos da pesca – Parte 2 – Método de digestão artificial. Por tal e pelo facto de o mesmo ter sido demonstrado ficou garantida a acreditação do mesmo (Fig. 1).

 

Relembro que a Acreditação é um processo que visa averiguar as entidades por meio de órgãos avaliadores competentes (em Portugal é o IPAC), baseado em normas reconhecidas, com o intuito de que as mesmas demonstrem a sua imparcialidade, competência, desempenho e capacidade para realizar determinados ensaios laboratoriais.

Assim, a acreditação configura-se como uma ferramenta que, em escala internacional, é utilizada para gerar confiança nos serviços prestados pelos laboratórios, inclusivamente nas análises de controlos oficiais. Neste processo, a norma de referência usada na acreditação destas organizações é a NP EN ISO/IEC 17025:2018, a qual dispõe sobre os “Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração”. Esta norma assegura que um Laboratório acreditado está apto para produzir dados confiáveis, rastreáveis e reprodutíveis.

Desta forma, o LRVSA pode demonstrar aos seus clientes que as análises oferecidas nas áreas de veterinária, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas e outros contaminantes são de confiança e qualidade.

O LRVSA demonstra ser um serviço de sucesso, que se coloca num lugar de destaque no panorama regional, nacional e internacional, que sempre que possível, aumenta a disponibilidade de novos ensaios indo de encontro com as necessidades dos clientes, da segurança alimentar, do serviço público e do apoio ao setor agrícola e agroalimentar.

LRVSA figura2.1 LRVSA figura2.1
Fig. 2 – Realização de ensaios laboratoriais na área de resíduos de pesticidas e outros contaminantes 
LRVSA figura3
Fig. 3 – Realização de ensaios laboratoriais na área de microbiologia alimentar

Atualmente, o LRVSA possui 651 ensaios acreditados, sendo que 33 ensaios são na área de microbiologia alimentar, 5 na área da veterinária e 613 na área de resíduos de pesticidas.

Em 2023, com o intuito de dar continuidade às avaliações anuais que possibilitam a manutenção da acreditação, o LRVSA será sujeito a nova avaliação, prevendo-se que esta seja realizada em outubro.

 

“A prática do trabalho em equipa com respeito, lealdade, generosidade, empatia, transparência, são fatores essenciais para uma conduta ética e vencedora”.

LEAO, J.F.

 

Zita Maria de Caires de Vasconcelos
Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade da DSLAA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.