1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (1 Votos)

Aprender para “Semear Saúde e Colher Sorrisos”

SSCS machico 1 “Semear Saúde, Colher Sorrisos” é um projeto de 2014 e resulta de uma parceria entre a ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte com a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O principal objetivo deste projeto é contribuir para uma alimentação mais saudável, através da promoção, produção e consumo de rebentos. Para o efeito, é entregue um “germinador Sorrisos” e/ou “germinador Frasquinhos” a cada utilizador (criança, jovem ou adulto).

De relembrar que o germinador Sorrisos inclui um manual de instruções e dois pacotes de sementes e o germinador Frasquinhos permite, de forma muito simples e prática, produzir rebentos usando um frasco, uma rede fina, um elástico e sementes.

De salientar que o rebento é o resultado do processo inicial de desenvolvimento de uma nova planta a partir de uma semente. É um alimento rico a nível nutricional, vitamínico, proteico e mineral, sendo também de fácil digestão.

Este projeto já visitou 94 instituições da Região Autónoma da Madeira, tais como escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, ensino recorrente e universidade seniores.

Atualmente, cerca de 7 000 crianças/jovens e adultos já tiveram a oportunidade de aprender como produzir e consumir rebentos, permitindo assim que este hábito saudável seja praticado por cada vez mais pessoas, através da sua transmissão a familiares e amigos.

 

SSCS_machico_2.jpg Entre os dias 21 e 25 do passado mês de novembro, foi dinamizada mais uma ação de divulgação do projeto, desta vez em Machico, mediante a supervisão da professora Sandra Gouveia e colaboração da DRA, no âmbito das atividades do ensino recorrente da LSC – anexo 1 – Ribeira Seca.

As alunas tiveram a oportunidade de aprender, executar e acompanhar todo o processo de germinação das sementes, bem como as práticas necessárias à sua manutenção. Desta forma, ficaram sensibilizadas a tornarem-se as principais impulsionadoras do consumo dos germinados, via promoção, produção e consumo generalizado nas suas casas, com a utilização de um germinador individual.

Ao fim de cinco dias, foi possível obter os rebentos que foram degustados num delicioso lanche. Para solicitar a visita do Projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos” à sua instituição (seja escola, biblioteca, universidade sénior ou outra) basta enviar um e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Natália Silva
Direção de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Divisão de Inovação Agroalimentar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.