1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Projeto LIFE DUNAS – Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural dá início à construção dos muros em “croché”

construcao dos muros em croche DICAs fig1
Figura 1
construcao dos muros em croche DICAs fig2
Figura 2
construcao dos muros em croche DICAs fig3
Figura 3
construcao dos muros em croche DICAs fig4
Figura 4
 

No desenvolvimento das ações de parceria, a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), com o apoio do Gabinete da Administração Pública da Ilha do Porto Santo, deu início à construção dos muros em “croché” na zona de intervenção do LIFE DUNAS, com o objetivo de proteger as vinhas recentemente plantadas.

É pretensão da DRA divulgar junto dos agricultores e restante comunidade local todo um conjunto de informações e técnicas, de modo a preservar e dinamizar a técnica ancestral da construção manual dos muros em “croché”, com um forte impacto na paisagem da Ilha do Porto Santo e que está ameaçada pela escassez de mão-de-obra capacitada.

Numa primeira fase, procedeu-se à limpeza e remoção das plantas lenhosas e pedras do alinhamento dos futuros muros.

Depois, com a ajuda de uma máquina foram abertas valas em torno da área de plantação (fig. 1), onde foram colocadas manualmente pedras, com o cuidado de se deixar espaço disponível para os trabalhos posteriores (fig. 2). Procedeu-se, então, ao assentamento das pedras da fundação ao longo de toda a vala (fig. 3), pedras estas que têm de ser grandes, sólidas e planas e, se possível, de largura idêntica, de modo a garantir a sustentação e proteção de toda a estrutura (fig. 4).

O projeto LIFE DUNAS decorre na ilha do Porto Santo, com a duração de 5 anos, e está no terreno desde o passado mês de outubro de 2020. Este projeto é financiado a 55% pelo programa LIFE da Comissão Europeia e tem um orçamento previsto a rondar os 3 milhões de euros.

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, o beneficiário coordenador, e os restantes parceiros, Secretaria Regional das Finanças, Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Câmara Municipal do Porto Santo, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, estão empenhados nesta tarefa que toca várias áreas importantes, sendo o foco a resiliência do cordão dunar, para fazer face às ameaças a que está sujeito, impulsionando medidas de adaptação às alterações climáticas.


Guida Gomes
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

(foto na capa: Pedro Menezes)

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.