1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Acreditação dos ensaios do Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar renovada pela quarta vez

LRVSA 1 O Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA), inserido na Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares (DSLAA), da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), obteve, no passado dia 9 de março, o certificado de renovação da acreditação da sua atividade, concedida pela quarta vez consecutiva pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

Com esta renovação, o LRVSA mantém os seus ensaios acreditados em regime de acreditação flexível.

LRVSA 2 A renovação da acreditação ficou evidenciada pela emissão da nova versão do anexo técnico L0509 na Edição 14, de 28-02-2022, que pode ser consultada no endereço http://www.ipac.pt/pesquisa/ficha_lae.asp?id=L0509.

A concessão desta renovação decorreu da análise ao plano de ações e às evidências solicitadas pelo IPAC aquando da auditoria de avaliação ao LRVSA, realizada no dia 22 de outubro de 2021.

A avaliação das condições de funcionamento dos laboratórios que pretendem a acreditação é feita anualmente pelo IPAC, com recurso a auditores designados pelo organismo, para cada área laboratorial acreditada (veterinária, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas) e para o Sistema de Gestão (SG).

Este processo de acreditação é voluntário, sendo que os laboratórios participantes são avaliados in loco e de maneira periódica.

Em cada ciclo de acreditação (4 anos), os laboratórios são sujeitos a avaliações de acompanhamento, sendo que, no fim de cada ciclo, para continuarem a manter os seus ensaios acreditados, aqueles devem formalizar a intenção ao IPAC.

Relembra-se que a acreditação é um processo que visa averiguar as entidades, por meio de órgãos avaliadores competentes (em Portugal, é o IPAC), com base em normas internacionais reconhecidas. 

 

O objetivo é que, nas auditorias, estas organizações demonstrem a sua imparcialidade, competência, desempenho e capacidade para realizar determinados ensaios laboratoriais. Nesta sequência, a acreditação configura-se como uma ferramenta que, em escala internacional, é utilizada para gerar confiança nos serviços prestados pelos laboratórios, inclusivamente nas análises de controlos oficiais.

Assim, em 2020, a DRA solicitou a renovação para um novo ciclo para os ensaios já acreditados. Esta renovação implicou uma análise minuciosa realizada com o intuito de verificar se o LRVSA continuava a cumprir os requisitos que lhe garantem ser uma entidade acreditada e, sobretudo, demonstrar a melhoria contínua dos seus processos.

Neste processo, a norma de referência usada na acreditação é a NP EN ISO/IEC 17025:2018, a qual dispõe sobre os “Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração”. Esta norma assegura que um laboratório acreditado está apto para produzir dados confiáveis, rastreáveis e reprodutíveis.

Desta forma, o LRVSA pode demonstrar aos seus clientes que as análises oferecidas nas áreas de veterinária, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas e outros contaminantes são de confiança e qualidade.

Com a entrada neste quarto ciclo, o LRVSA demonstra ser um serviço de sucesso, que se coloca em lugar de destaque no panorama regional, nacional e internacional, cada vez mais exigente.

LRVSA 3.1 LRVSA 3.3
LRVSA 3.2 LRVSA 3.4

Atualmente, o LRVSA dispõe de 644 ensaios acreditados, sendo que 33 ensaios são na área de microbiologia alimentar, 4 ensaios na área da veterinária e 608 ensaios na área dos resíduos de pesticidas.

Em 2022, e para dar continuidade às avaliações anuais para manter a acreditação, o LRVSA será sujeito a nova auditoria, que se prevê decorrer no próximo mês de outubro.

“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”

Dalai Lama


Zita Maria de Caires de Vasconcelos
Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade da DSLAA
Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural