1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Semana Europeia de Prevenção de Resíduos - mais de uma tonelada de produtos fitofarmacêuticos excedentes/obsoletos recolhidos

campanha de recolha PF obsoletos DICAs 1

Os resíduos de produtos fitofarmacêuticos (PF’s) excedentes/obsoletos são aqueles já inutilizáveis e que estejam contidos em embalagens cheias ou já abertas armazenadas nas explorações agrícolas e cuja autorização de venda esteja cancelada ou o prazo para aplicação cultural já tenha expirado. São considerados legalmente resíduos perigosos e exigem tratamento adequado.

A Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e em parceria com a Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas, promoveu, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, uma operação de recolha de resíduos de PF’s excedentes/obsoletos em toda a Região Autónoma da Madeira.

Com início a 22 de novembro, prolongou-se até 10 de dezembro, com o objetivo principal de assegurar o encaminhamento seguro, bem como o fim adequado a estes resíduos potencialmente perigosos, sem que tal acarretasse qualquer custo ao produtor agrícola ou outra entidade, pública ou privada.

 

Foram recolhidos 1 284 kg, estando ainda por contabilizar a quantidade recolhida no Centro Experimental do Farrobo, no Porto Santo, com Centro de Abastecimento de Produtos Agrícolas do Funchal (CAPA) a registar a maior quantidade de embalagens recolhidas.

Aproveitou-se ainda a oportunidade para promover a sensibilização dos diversos intervenientes para o uso sustentável dos PF’s, nomeadamente para a compra e venda responsável, isto é, comprar apenas os produtos indicados e nas quantidades necessárias e, de preferência, solicitar o aconselhamento dos técnicos e/ou dos responsáveis pelas vendas.

Por último, um especial agradecimento à Divisão de Mercados Agrícolas, à Divisão de Gestão de Resíduos e Economia Circular e ao Gabinete do Secretário Regional das Finanças no Porto Santo.


Marco Canha
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.