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Alunos da Escola Secundária Jaime Moniz visitam o Mercado de Agricultura Biológica e uma exploração agrícola em modo de produção biológico

visita de estudo MAB 2 No âmbito de uma solicitação efetuada pela Escola Secundária Jaime Moniz realizaram-se, no passado mês de outubro, visitas de estudo ao Mercado de agricultura biológica (MAB) e a uma exploração agrícola que pratica o modo de produção biológico (MPB), da responsabilidade da Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos da Madeira (ASPFAM), ambas por 21 alunos do CEF da área do ambiente e cinco docentes.

Na ação de sensibilização realizada no MAB, foi dado a conhecer aos alunos o processo de certificação em agricultura biológica e a documentação que os produtores necessitam de apresentar ao consumidor, caso sejam colocadas questões sobre a proveniência de determinado produto. Posteriormente, foi realizada uma visita a cada expositor, tendo os alunos tido a oportunidade de conhecer outros produtos vegetais, assim como de ouvirem relatos de algumas experiências dos produtores relativos à atividade agrícola neste modo de produção.

O MAB teve início em 2007, uma iniciativa da então Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, atual Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que, através da Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, promove este mercado todas as quartas-feiras, na Placa Central da Avenida Arriaga.

Para além de ser um meio de divulgação deste modo de produção agrícola, ambiental e socialmente mais sustentável, permite também o escoamento da produção de muitos agricultores, disponibilizando uma oferta de produtos hortofrutícolas de grande diversidade e qualidade superior, uma vez que emprega práticas culturais que tem com principal objetivo a preservação da natureza e respetivos ecossistemas, assim como a obtenção de produtos “mais saudáveis”.

 

visita de estudo MAB 3 Na visita realizada à exploração agrícola em MPB foi feita, numa primeira fase, uma breve caracterização da exploração e referidos os principais objetivos e vantagens deste modo de produção. De igual modo, foram abordados alguns conceitos sobre a cultura da bananeira, a exemplo da morfologia e desenvolvimento da planta, as pragas e doenças mais significativas da cultura e ainda as principais práticas culturais recomendadas nos bananais.

Numa fase seguinte, um colaborador demonstrou aos alunos como se deve fazer a limpeza das flores do cacho, a desfolha e o tutoramento das plantas. Foi ainda exemplificado como se deve fazer uma armadilha com o pseudocaule para captura do gorgulho da bananeira. Os alunos observaram os adultos da praga gorgulho da bananeira, bem como a doença “ponta de charuto”.

Já na horta, os alunos puderam identificar as principais técnicas culturais utilizadas nesta área, nomeadamente o empalhamento do solo, a consociação de culturas e rotação de culturas, e a respetiva importância para uma exploração agrícola sustentável.

Para terminar, foi mostrado aos alunos os sintomas da praga cochonilha e da doença míldio.


Lénia Jardim
Rosa Gonçalves
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico
Divisão de Agricultura Biológica

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