1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

O futuro da alimentação está nas nossas mãos!

DM da alimentacao BSousa 1 Já pensou que sempre que comemos estamos a intervir no sistema agroalimentar?

A forma como os alimentos são produzidos, as nossas escolhas alimentares, como cozinhamos e armazenamos os alimentos, fazem de nós elementos integrantes deste sistema agroalimentar.

Por isso, temos que contribuir para um sistema agroalimentar mais sustentável, que permita uma variedade de alimentos suficiente, nutritivos e seguros para os nossos consumidores, possibilitando que não haja fome ou qualquer outra forma de desnutrição.

Há que apostar na agricultura e na produção de alimentos em natureza. Já tem a sua horta?

Precisamos de colaborar para uma melhor produção, melhor ambiente e melhor nutrição, e que por sua vez possibilite uma melhor qualidade de vida, favorecendo a produção de alimentos de origem vegetal. 

 

As futuras gerações precisam de nós!

Necessitamos de sistemas agroalimentares sustentáveis e que sejam capazes de alimentar toda a população mundial.

As nossas ações são o nosso futuro!

É fundamental fazermos boas escolhas alimentares, privilegiarmos os alimentos de origem vegetal, locais, da época, e que estes sejam produzidos de forma sustentável, como por exemplo de produção biológica.

Temos ainda de reduzir o desperdício alimentar! É importante planearmos as refeições e elaborarmos uma lista de compras antes de ir ao supermercado, optarmos pelos alimentos vendidos a granel, verificarmos o prazo de validade dos produtos alimentares e evitarmos as sobras alimentares. Se sobrar, podemos reaproveitar para outras preparações culinárias. Por exemplo, se sobrou carne ou peixe podemos usar para fazer uma salada ou um empadão.

E tudo isto está ao nosso alcance ou é possível influenciarmos.

Neste Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é assim mais uma oportunidade para contribuirmos para a mitigação das mudanças climáticas e da degradação ambiental, promovendo um estilo de vida saudável e sustentável, que possibilite uma quantidade suficiente de alimentos, nutritivos e seguros para todos.

Nutricionista do SESARAM, EPERAM
Bruno Sousa (0039N)

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.