1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

O projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos” continua a distribuir sorrisos

semear saude colher sorrisos 2 “Semear Saúde, Colher Sorrisos” é um projeto da ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte, em parceria com a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que se iniciou em maio de 2014.

O principal objetivo deste projeto é tornar as crianças e adolescentes os principais impulsionadores do consumo de rebentos, via promoção, produção e consumo generalizado nas cantinas das escolas e na casa de cada aluno, com a entrega de germinador individual.

Em 2015, o projeto lançou o Germinador Sorrisos, que inclui um manual de instruções e dois pacotes de sementes. Mais tarde, em 2017, lançou o Germinador Canguru Sorrisos, em alusão à bolsa marsupial do canguru fêmea: o saco de linho proporciona às sementes o que a mãe canguru assegura à cria: calor, humidade e proteção para um crescimento saudável. Já em 2019, o projeto lançou o Germinador Frasquinhos, que, de forma muito simples e prática, ensina como fazer rebentos usando apenas um frasco, uma rede fina e um elástico.

 

Mas, então, o que são rebentos? Rebento é o que resulta do processo inicial de desenvolvimento de uma nova planta a partir de uma semente.

As sementes têm uma concentração muito elevada de nutrientes e, em condições ideais de desenvolvimento (água, oxigénio e temperatura), a semente regista vários fenómenos bioquímicos, dando-se início ao processo de germinação. Na semente, verificam-se alterações quer internas, produzindo novos compostos, quer externas, que alteram a sua estrutura, com um único objetivo: sustentar a nova planta.

De fácil digestão, o alimento germinado tem valores muito elevados a nível nutricional, vitamínico, proteico e mineral.

De forma a poder dinamizar todo o trabalho educativo explícito, o projeto "Semear Saúde, Colher Sorrisos" já visitou 84 escolas do primeiro e segundo ciclos da Região Autónoma da Madeira e duas em Cabo Verde.

Até à data, 5 854 crianças/adolescentes, tiveram a oportunidade de acompanhar o crescimento dos rebentos e incluir no lanche ou na refeição principal os rebentos produzidos em contexto de sala, bem como levar para casa um germinador individual, para que possam transmitir o seu conhecimento e continuar com esta prática saudável .

Para solicitar a visita do Projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos” à sua escola basta enviar um e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Ana Jesus Ghira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Divisão de Inovação Agroalimentar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.