1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar festejou 10 anos de acreditação ao serviço da segurança alimentar na Região Autónoma da Madeira

LRVSA 10anos 1 O Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA), estrutura gerida pela Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares, da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, festejou no passado dia 08 deste mês, os 10 anos de acreditação, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2018, para ensaios nas áreas das análises veterinárias, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas, sendo os seus clientes essencialmente entidades de controlo e fiscalização na área da segurança alimentar, operadores do sector alimentar e clínicas veterinárias,

A 8 de julho de 2011, o LRVSA recebeu o Certificado da Concessão da Acreditação. Esta concessão foi o culminar de uma longa e dura batalha de implementação dos requisitos da referida norma, desde que foi inaugurado o LRVSA, em 27 de abril de 2009.

LRVSA 10anos 2
Declaração online no sítio http://www.ipac.pt/pesquisa/ficha_lae.asp?id=L0509 

Em novembro de 2010, foi realizada a auditoria de concessão por parte do IPAC, com a presença de quatro auditores. Após uma análise exaustiva do cumprimento dos requisitos e no final da mesma, foi apresentado ao Diretor de Serviços o relatório e as ações a melhorar. Nessa altura, as referidas ações foram colocadas num plano de ações e enviado ao IPAC, assim como as evidências das melhorias.

Após análise do IPAC, e já em julho de 2011, o LRVSA recebeu o Certificado de Concessão da Acreditação. Desde então, têm-se seguido ciclos de acreditação sucessivos, todos obtidos com o empenho desde a gestão de topo, o Diretor de Serviços, os responsáveis técnicos e todos os trabalhadores envolvidos nas análises, nos serviços de apoio e da gestão da qualidade.

Findo o primeiro ciclo, em 2013, passou-se para uma nova fase, pois surgiu a necessidade de concorrer a uma renovação da acreditação, para um ciclo de quatro anos. Para tal, aproveitou-se a vasta experiência adquirida ao longo dos anos anteriores, e tentou-se ir mais além, pelo que se instruiu o processo junto ao IPAC para renovar a acreditação, desta vez com um sistema inovador na altura, a Acreditação Flexível.

Esta decisão foi sobretudo fundamentada pelo facto deste âmbito trazer grandes mais-valias ao Laboratório, nomeadamente a maior rentabilização dos recursos existentes, a conquista de novos mercados e novos clientes, disponibilizando em tempo útil ensaios acreditados que possam ser solicitados pelos mesmos, e, sobretudo, pela diminuição de custos para acreditar novos ensaios, sempre que necessário.

A Acreditação Flexível destina-se a proporcionar aos laboratórios acreditados a oportunidade de exercer a competência técnica já comprovada de um modo mais eficiente e sem estarem restritos a um conjunto fixo de ensaios. Neste caso, o IPAC delega ao laboratório, dentro das fronteiras das competências estabelecidas, a gestão do anexo ao seu certificado de acreditação, denominado “Lista de Ensaios de Acreditação Flexível (LEAF)”, onde estão discriminados os ensaios dentro do âmbito da acreditação.

Assim, o LRVSA, a 14 de março de 2014, recebe o parecer positivo da sua intenção de renovação e extensão para o âmbito flexível, evidenciado pela emissão do anexo técnico.

 

 

Findo o segundo ciclo de acreditação, em 2017, o laboratório foi sujeito a uma avaliação para segunda renovação, nos dias 6 e 7 de novembro. Assim, no dia 02 de março de 2018, o LRVSA obteve a continuação da acreditação da sua atividade, que, pela terceira vez consecutiva, lhe foi concedida pelo Instituto Português de Acreditação.

Desde que está acreditado, o LRVSA é sujeito a auditorias anuais pelo IPAC, para a avaliação da conformidade para a manutenção como Laboratório acreditado.

Nos dias 4 e 10 de outubro de 2019, a equipa auditora do IPAC, composta por quatro especialistas nas áreas de análises veterinárias, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas, realizou uma avaliação exaustiva que visava:
- acompanhar os ensaios já acreditados, verificando a implementação dos requisitos que garantem a competência técnica;
- verificar a transição e implementação da nova versão da norma NP EN ISO/IEC 17025:2018;
- e ainda verificar se estavam reunidas as condições para outorgar a extensão da acreditação para mais dois métodos no âmbito da microbiologia alimentar em alimentos para animais (contagem e pesquisa).

Após a análise minuciosa das mesmas, o IPAC formalizou nessa altura que estavam reunidas as condições para manter a acreditação, que a transição da norma havia sido realizada com sucesso, bem como a extensão em alimentos para animais, tendo disponibilizado o Anexo Técnico atualizado.

Assim, nos dias 7 e 9 de outubro de 2020, a equipa auditora nomeada pelo IPAC verificou o grau de implementação da nova norma NP EN ISO/IEC 17025: 2018 no LRVSA e respetiva conformidade. Depois de dois dias de avaliação minuciosa, os auditores entregaram ao representante do Gestor de Topo do Sistema de Gestão, o Diretor Regional de Agricultura, na pessoa da Diretora de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares, o relatório contendo as constatações e pontos a melhorar, que prontamente foram analisadas pelos Responsáveis Técnicos e pelo Gestor do Sistema de Gestão, de modo a darem cumprimento ao normalmente exigido nestes casos. Foi então preparado um plano de ações, que, juntamente com as respetivas evidências, foram enviados ao IPAC em dezembro de 2020.

Atualmente, o LRVSA possui 386 ensaios acreditados, sendo que 4 são da área da veterinária, 32 da área da microbiologia alimentar e 350 da área de resíduos de pesticidas.

Por último, referimos que, em cada ciclo de acreditação, os Laboratórios são sujeitos a avaliações de acompanhamento anuais, sendo que no fim de cada ciclo, para continuar a manter os seus ensaios acreditados, devem formalizar essa intenção junto do IPAC, pelo que o SG irá proceder a esta formalização no ano corrente.

Por tal, em 2021 este empenho irá continuar, mais resiliente nesta pandemia e com os seus atuais constrangimentos, para na próxima Avaliação de Renovação da Acreditação, agendada para o dia 22 de outubro, desta vez ainda mais exigente e mais minuciosa, conseguirmos continuar a manter esta qualificação de Laboratório Acreditado para um novo ciclo 2022-2025.

O mérito desta década de acreditação deve-se, sem dúvida, para além de todo o envolvimento e empenho da Gestão de Topo, ao Diretor Regional, ao grande envolvimento e trabalho árduo dos trabalhadores da DSLAA, desde o seu Diretor de Serviços, ao Gestor da Qualidade, aos Responsáveis Técnicos e Técnicos das áreas analíticas, Técnicos das áreas de manutenção e administrativas e restantes, e, não menos importantes, dos serviços de apoio, que procuram no seu dia-a-dia melhorar continuamente, pela eficácia e bom nome da Instituição.

Nesse sentido o LRVSA festejou dentro das condições exigidas pela pandemia, esta década de dedicação, impulsionada pela motivação e satisfação do dever cumprido.
LRVSA 10anos 3

O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra.
Aristóteles

Zita Maria de Caires de Vasconcelos
Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade da DSLAADireção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural