1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

O processamento de cenoura na rede de Centros de Abastecimento

processamento cenoura 1
Início do processamento de lavagem da cenoura

Muitas pessoas lembrar-se-ão provavelmente ainda dos tempos em que a cenoura produzida nos campos madeirenses era lavada na água que corria nas margens das estradas e caminhos, logo após a colheita, antes de ser colocada à venda nos mercados do Funchal e de toda a ilha.

processamento cenoura 3  
Embalamento e pesagem da cenoura

Este cenário, que hoje é não só impensável, como também incompatível com as regras e normas da Segurança Alimentar, apenas se alterou com a entrada em funcionamento dos Centros de Abastecimento (CA), construídos de forma estratégica na proximidade das zonas com maior aptidão edafoclimática e tradição na cultura da cenoura.

O primeiro CA, a entrar em funcionamento foi o CAPRA – Centro de Abastecimento Hortofrutícola dos Prazeres, no concelho da Calheta, no ano de 1999, logo seguido pelo Centro de Abastecimento Hortícola da Santa – CASA, no concelho e freguesia do Porto Moniz, no ano de 2000, e, por último, o Centro de Abastecimento Hortícola dos Canhas - CANHAS, no ano de 2005.

 
processamento cenoura 2
Calibragem da cenoura 

Estas são as três infraestruturas da Rede CA que estão equipadas com linhas de processamento mecânico que permitem valorizar a cenoura produzida na ilha da Madeira, através da lavagem, calibração e embalamento, de acordo com as normas de comercialização estabelecidas.

No quadro seguinte, indicamos o universo de produtores de cenoura e o volume de cenoura processada nos três Centros de Abastecimento, no passado ano de 2020:
processamento cenoura TABELA
Para que se tenha noção da importância da Rede CA, podemos, com segurança, afirmar que o serviço prestado aos produtores de cenoura por estas infraestruturas tem sido fundamental para a manutenção da cultura na ilha da Madeira, enquanto cultura viável comercialmente, pois permite disponibilizar aos consumidores madeirenses um produto muito apreciado e diferenciado, com características organoléticas únicas, com toda a segurança.


Jorge Caldeira
Divisão de Mercados Agrícolas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.