A Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural/Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, participa no projeto eEuropeu com o acrónimo CUARENTAGRI (https://www.cuarentagri.com/pt/home-pt/).
Neste projeto, além da Madeira, participam os Açores e as Ilhas Canárias, regiões ultraperiféricas da União Europeia, e ainda os países terceiros, Cabo Verde e Senegal.
Em comparação com o resto do território continental europeu, as regiões referidas apresentam uma biodiversidade e condições edafoclimáticas distintas, permitindo o cultivo de vegetais não presentes no resto da Europa, que, por sua vez, podem ser afetados por diferentes organismos prejudiciais.
As condições climáticas que se observam nestas Regiões, a fragmentação territorial, o alto volume comercial e a grande pressão turística torna-as extremamente vulneráveis à invasão por espécies exóticas.
Os objetivos do projeto são:
• Identificação de possíveis pragas de quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena para as culturas mais comuns nas Regiões estudadas; • Gerir o risco de pragas consideradas de quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena nas Regiões estudadas; • Identificar sistemas adequados de deteção e monitorização de pragas em quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena na área de estudo; • Desenvolvimento de novos métodos para detetar pragas de quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena na área de estudo; • Estabelecimento de uma rede de alerta para pragas de quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena selecionadas para a Região da Macaronésia; • Formação especializada para técnicos com experiência em deteção e gestão de pragas nas Regiões de estudo; • Capacitar e sensibilizar os técnicos do setor (cooperativas, associações de agricultores e outros) e do setor viveirista ou de importação de plantas, para estes riscos e; • Informar o público e o setor agrícola sobre pragas em quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena e a importância de impedir a sua entrada.
|
|
Em síntese, com a execução deste projeto pretende-se evitar e/ou reduzir o estabelecimento de novos organismos nocivos nas diferentes Regiões em estudo, permitindo uma melhor capacitação de técnicos competentes no campo, informações ao setor e aos cidadãos em geral.
No âmbito do projeto CUARENTAGRI, deu-se início a 16 de março a um ciclo de webinars abertos a todos os interessados, que se realizam às terças-feiras, de 15 em 15 dias.
Estes seminários virtuais têm uma duração prevista de cerca de uma hora, ministrados por especialistas e profissionais do setor e terão como tema diversas pragas e doenças estudadas no projeto. Os webinars têm tradução simultânea.
Todos os webinars podem ser acedidos através da plataforma ZOOM: • Link: http://rb.gy/sqs6n2; • Código de acesso: 693560.
De referir que, no âmbito da formação do projeto, já se realizaram até à data vários cursos e webinars. Para ver a toda a documentação dos cursos e realizados e webinars, clique aqui. (https://www.cuarentagri.com/formacion/
No próximo dia 20 de abril, ir-se-á realizar-se mais um webinar, com o tema “Polillas de la papa”, proferido pelo Professor Raimundo Cabrera, da Universidad de la Laguna (ULL) e pela Dra. Ana Piedra-Buena, investigadora do Instituto Canario de Investigaciones Agrarias (ICIA), às 17h00.
Duarte Sardinha Divisão de Análises Agronómicas Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
|