1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

Serviço Regional de Avisos Agrícolas (SRAA) – o novo serviço da DRA no apoio aos agricultores

ACEDA AO AVISO AGRÍCOLA N.º 1 AQUI

SRAA DICAs O Serviço Regional de Avisos Agrícolas (SRAA) é um serviço de âmbito regional da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA), através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), e que tem por finalidade, como o próprio nome indica, a emissão de avisos agrícolas.

Pretende-se que o SRAA seja um instrumento fundamental na proteção fitossanitária, devendo assumir um papel relevante no cumprimento dos princípios da proteção integrada, na promoção do modo de produção integrado (MPI) e no apoio ao modo de produção biológico (MPB), contribuindo assim de forma decisiva para a prática de uma agricultura mais sustentável, ao promover uma utilização de formas seguras e amigas do ambiente na proteção das colheitas contra pragas e doenças.

 

Ao disponibilizar informação fitossanitária com base em previsões e observações periódicas, indicando a melhor oportunidade para a realização de uma intervenção, promover-se-á uma redução do número de tratamentos fitossanitários e um aumento da sua eficácia e eficiência, o que se traduzirá na redução da utilização de produtos fitofarmacêuticos, com a consequente diminuição dos custos de produção, a obtenção de produções mais saudáveis e sustentáveis e a consequente melhoria do rendimento dos produtores.

Os avisos agrícolas divulgarão informação relativa a:

• previsão das intervenções fitossanitárias, indicando a nível de cada cultura datas mais oportunas e os produtos fitofarmacêuticos mais aconselhados para o combate dos inimigos das culturas, de acordo com os princípios da produção integrada;
• proteção fitossanitária no modo de produção biológico;
• práticas culturais recomendáveis de acordo com os princípios do modo de produção integrado e modo de produção biológico;
• listas de substâncias ativas homologadas/autorizadas e seus intervalos de segurança,
• mapa do registo dos tratamentos fitossanitários;
• informação sobre a preparação de caldas e armazenamento de produtos fitofarmacêuticos;
• gestão das embalagens vazias e;
• regras de condicionalidade e de boas práticas agrícolas.

Os avisos agrícolas serão disponibilizados no DICAs ou publicados através de infomail, quando se justifique. 

Para receber os Avisos Agrícolas, envie um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.