1 1 1 1 1

Visita à Madeira de um grupo da Associação de Agricultura Privada da República Checa (ASZ CR)

Entre os dias 12 e 15 de outubro decorreu a visita à Madeira de um grupo de 27 empresários agrícolas checos, pertencentes à Associação de Agricultura Privada da República Checa (ASZ CR), com idades compreendidas entre os 45 e os 80 anos. Estes eram representantes de várias regiões da República Checa, incluindo também um dos diretores desta associação, o Eng. Mons. Pavel Srna.

Neste grupo encontravam-se produtores de cereais, hortícolas, oleaginosas, frutícolas e gado (bovino, caprino e ovino) para carne, leite e derivados.

visita associacao checa 1 EZM
Fotografia 1 - Estação Zootécnica da Madeira - Porto Moniz

A associação (ASZ CR) é uma organização profissional e voluntária de agricultores privados baseada no respeito pelas antigas tradições rurais sob a perspetiva de uma agricultura familiar como a base de uma agricultura europeia moderna. Visam a defesa dos interesses económicos, sociais e profissionais dos agricultores privados checos na República Checa e no exterior. Toda a informação sobre a associação pode ser consultada no site: http://www.asz.cz/

 
visita associacao checa 2 GESBA visita associacao checa 3 GESBA
Fotografias 2 e 3 - Visita às instalações da GESBA - Ponta do Sol   

Esta visita teve como principal objetivo conhecer algumas particularidades inerentes ao setor primário regional e, eventualmente, estabelecer futuras parcerias para troca de know-how em áreas de interesse comum, tendo sido visitados a Estação Zootécnica da Madeira, no Porto Moniz, a Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, o Centro de Fruticultura das Quebradas, em São Martinho, uma exploração agrícola de banana na Madalena do Mar e as instalações da GESBA, na Ponta do Sol.

De referir que a deslocação deste grupo à Região foi planeada no início do ano, ainda antes da pandemia Covid-19, e tornou-se possível na sequência de contactos estabelecidos pelo Consulado Honorário da República Checa com a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Natália Silva
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural