1 1 1 1 1

Conheça oito apps  que o agricultor deve ter no seu telemóvel

Os telemóveis e tablets são, nos dias de hoje, quase indispensáveis nas nossas vidas, devido às suas mais variadas funcionalidades e recursos. De facto, verifica-se que existem cada vez mais pessoas a fazer uso destes equipamentos e, mais concretamente, é visível que existe uma crescente procura por parte dos agricultores e técnicos agrícolas de aplicações que facilitem o trabalho diário nas suas explorações.

A cientista agrícola recomenda a utilização das seguintes aplicações disponíveis na “Play Store”:

1 - Agrobase

1 AgrobaseÉ uma das aplicações mais usadas entre agricultores e agrónomos. Reúne conhecimentos de base agrícola, incluindo catálogo de pragas, infestantes e doenças.

Esta aplicação irá ajudá-lo(a) a identificar facilmente as plantas infestantes, doenças, insetos ou pragas nos seus terrenos agrícolas e verificar qual o produto fitossanitário que o poderá ajudar a resolver os seus problemas agrícolas. Dessa forma, irá garantir que o seu rendimento final aumente, com menos custos associados.

2 - Navegador de campo

2 Navegador do CampoUma das mais populares aplicações de direção paralela para agricultura de precisão. Se necessitar de qualquer equipamento adicional, os agricultores podem utilizar tecnologias de agricultura de precisão na sua exploração agrícola, logo após a instalação desta aplicação. Os obstáculos, bem como os dados de campo, tais como limites e linhas de orientação, podem ser marcados e salvos.

Com esta aplicação, o agricultor pode permanecer no trajeto durante todo o dia de trabalho. Possui também a vantagem de reduzir a carga de trabalho do motorista, assim como as áreas não trabalhadas e sobreposições. Este navegador de campo permite o uso de retas AB e linhas paralelas enquanto trabalha no campo.

3- DroneDeploy

drone deploy O “DroneDeploy” é uma app que permite “construir” mapas usando drones. Para tal, apenas tem de selecionar os limites da área que queremos mapear.

Posteriormente, a aplicação envia um plano de voo para o drone que automaticamente trata de todo o processo. No fim deste processo, é criado um mapa de alta resolução em 2D e 3D, que permite analisar o estado de uma determinada parcela. Pode também permitir contar plantas ou medir áreas.

Esta app é gratuita e está disponível na "Play Store". Existe a possibilidade de subscrever um plano gratuito, mas também existe o plano pago, com mais funcionalidades.

 

4 CalAgro4 - CalAgro: Calculadora agrícola

A CalAgro – Calculadora Agrícola é uma aplicação desenvolvida com o foco em agricultores e técnicos agrícolas, facilitando os cálculos para regulação das aplicações de fertilizantes e produtos fitossanitários, garantindo um maior rendimento final da cultura.

5 - Caderno de campo

5 Caderno de CampoPermite ao agricultor apontar os registos das práticas culturais em campo, reduzindo os eventuais erros, garantindo a recolha da informação no local e disponibilizando relatórios técnicos importantes para decisões estratégicas.

6 - Agriculture Dictionary

6 Agriculture DictionaryEsta aplicação comporta-se como um dicionário agrícola na língua inglesa. Aqui conseguirá melhorar o seu inglês nas várias áreas de negócio da agricultura, aumentando o seu know how, bem como as possibilidades de comunicar e exportar os seus produtos agrícolas com maior facilidade.

7 - Weather Underground

A Weather Underground é uma app muito útil para qualquer profissional do sector agrícola, uma vez que é usada para prever o estado do tempo.

As previsões do tempo dadas por esta app são retiradas de estações meteorológicas locais e atualizadas ao minuto, pelo que se consegue assim ter informações meteorológicas precisas do local onde nos encontramos.

A app permite também definir alertas e receber previsões dos próximos 10 dias. É uma boa opção também pelo facto de ser gratuita.

8 - Avenza Maps

8 Avenza Maps Esta app permite um leitor de ficheiros de imagens com coordenadas geográficas (GeoTiff), que permite sobrepor a imagem no local pretendido.

Nesta app podem ser utilizados prescrições e mapas de produtividade. Posteriormente, no campo, podem ser feitas anotações importantes que considere que não deve esquecer.

Fonte: Newsletter Agricultura e Mar Actual, baseado num artigo de opinião da Eng.ª Agrónoma Rosa Moreira, promotora da página de internet “A Cientista Agrícola”.