1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar mantém a acreditação, incluindo a transição para a Norma NP EN ISO/IEC 17025:2018 e a extensão para novos métodos

figura1 laboratorio regional de veterinaria e seguranca alimentar O Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA), estrutura gerida pela Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar (DSLIA), da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, recebeu no passado mês de março a informação que o IPAC, na sequência da análise do relatório referente à avaliação de acompanhamento realizada em outubro de 2019, bem como da respetiva resposta, mantém a acreditação, incluindo a transição para a NP EN ISO/IEC 17025:2018, tendo sido igualmente decidido a concessão do pedido de extensão para os ensaios constantes do DIC015 e DIC006.

LRVSA 2 equipa auditora  
Equipa auditora do IPAC 
LRVSA 3 assinatura relatorio
Receção e assinatura do relatório da avaliação

Desde que está acreditado, o LRVSA é sujeito a auditorias anuais pelo IPAC, para a avaliação da conformidade para a manutenção como Laboratório acreditado.

Nos dias 4 e 10 de outubro 2019, a equipa auditora do IPAC, composta por quatro especialistas nas áreas de análises veterinárias, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas, realizou uma avaliação exaustiva que visava:

- acompanhar os ensaios já acreditados, verificando a implementação dos requisitos que garantem a competência técnica;

- verificar a transição e da implementação da nova versão da norma NP EN ISO/IEC 17025:2018,

- e ainda verificar se estavam reunidas as condições para outorgar a extensão da acreditação para mais dois métodos no âmbito da microbiologia alimentar em alimentos para animais (contagem e pesquisa).

 
LRVSA 4 anexo tecnico  
  Anexo técnico do LRVSA L0509 (cabeçalho)  

No final da avaliação, a equipa auditora transmitiu aos presentes na reunião de encerramento que o LRVSA demonstrou, pela avaliação das evidências, uma transição exemplar, referindo ainda que tinha sido dos Laboratórios do género, que, até à data, tinham constatado com melhor desempenho. Posteriormente, o LRVSA recebeu um relatório final, que descrevia as constatações e pontos a melhorar, no sentido da melhoria contínua.

Prontamente, os responsáveis técnicos de cada uma das áreas auditadas/avaliadas e o responsável do Sistema de Gestão analisaram o referido relatório e, para dar cumprimento ao normalmente exigido nestes casos, foi preparado um Plano de Ações, que, juntamente com as respetivas evidências, foi enviado ao IPAC.

Após a análise minuciosa das mesmas, o IPAC formalizou então que estavam reunidas as condições para manter a acreditação, que foi concretizada com sucesso a transição e que existiam condições para permitir a extensão para mais dois métodos na área de microbiologia alimentar em alimentos para animais, como solicitado, tendo disponibilizado o Anexo Técnico - Edição 12, de 20-03-2020.

Atualmente, o LRVSA possui 386 ensaios acreditados, sendo que 4 são da área da veterinária, 32 da área da microbiologia alimentar e 350 da área de resíduos de pesticidas.

O dito Anexo Técnico e a respetiva Lista de Ensaios sob Acreditação Flexível (LEAF) é passível de consulta no site do IPAC, no endereço http://www.ipac.pt/, no sítio das entidades acreditadas de Laboratórios de ensaio de “alimentos, agroalimentar e veterinária”.

“O sucesso é um grande triângulo, tendo como vértices o caráter, a competência e o esforço." - Ana Fraga

 

Zita Maria de Caires de Vasconcelos
Gestora do Sistema de Gestão da Qualidade
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural