1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Recenseamento Agrícola 2019 já a decorrer na Região

RA 2019 inicio inquerito No passado dia 25 de outubro arrancou no terreno a fase de entrevistas aos agricultores, no âmbito do Recenseamento Agrícola 2019 (RA 2019), no país e na Região.

Esta operação estatística de grande envergadura tem como objetivo caraterizar de forma exaustiva a agricultura em Portugal e é da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), cabendo a coordenação na Região Autónoma à Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM). O Recenseamento Agrícola realiza-se de dez em dez anos, no quadro da legislação europeia, sendo que na Região este é o 6.º Recenseamento, o primeiro dos quais foi realizado em 1977.

Os resultados, a disponibilizar em finais de 2020, são fundamentais para a tomada de decisões das políticas agrícolas e de desenvolvimento rural a seguir no país e na Região.

 

A recolha de dados, dirigida a todas as explorações agrícolas, será efetuada por entrevista presencial, em todo o território nacional, no período compreendido entre outubro de 2019 e maio de 2020.

Na Região, a dimensão desta operação estatística envolve 40 entrevistadores, bem como a contratação de 7 coordenadores pelo INE, 6 destacados para trabalho de campo e 1 em gabinete, que, conjuntamente com os técnicos da DREM, serão responsáveis pela cadeia de recolha, análise e validação de dados.

Entrevistadores credenciados

Os agricultores serão contactados por um entrevistador, devidamente credenciado, que irão colocar questões relativas à exploração agrícola, sendo que a sua participação ativa e empenhada é fundamental para garantir o rigor e a qualidade da informação recolhida.

Salienta-se que, por Lei, a resposta à DREM é obrigatória e confidencial e que os dados individuais destinam-se à produção de estatísticas e constituem segredo estatístico, não sendo divulgados individualmente.

Neste contexto, e para o sucesso desta operação, a DREM apela à colaboração de todos os agricultores, respondendo de forma exata e verdadeira ao RA 2019.

Para mais esclarecimentos sobre o RA 2019, utilize o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.