1 1 1 1 1

Conferência OE “O papel da Engenharia no desenvolvimento da Economia Circular na Região Autónoma da Madeira”

economia circular OE cartaz

O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE) deliberou decretar o ano de 2019 como o "Ano OE para a Eficiência Material – Economia Circular”, iniciativa focada na economia circular e nas eficiências material, energética e hídrica. Esta iniciativa está sustentada num conjunto de atividades que se têm desenvolvido durante o ano, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), decretados em 2015 pelas Nações Unidas, e em vigor até 2030, sendo a programação transversal às diferentes especialidades de Engenharia.

 

Tendo em conta a destruição de ecossistemas e a escassez de recursos naturais, que têm vindo a assumir um peso cada vez maior na sociedade moderna, criando necessidades de alterações de paradigmas, que visem maior sustentabilidade a nível económico, natural e social, e de forma a assegurar um futuro sustentável para as gerações vindouras, foi criado um novo modelo de desenvolvimento, em formato circular, que afasta o conceito linear (produção, consumo, supressão) e se materializa num modelo baseado na otimização dos ciclos de vida, em circuito fechado, que reaproveita matérias. Este novo paradigma evita desperdícios de capital natural e humano, acrescenta valor, fomenta a partilha e torna o Planeta mais sustentável e eficiente, tornando o papel da Engenharia decisivo na procura e definição de soluções tecnicamente viáveis.

A abordagem integrada que será feita a este tema resulta da convicção de que este modelo decorrerá necessariamente de soluções desenvolvidas pela Engenharia, a todos os níveis, que façam face às atuais tendências de aumento populacional e ao crescimento da procura e da consequente pressão sobre os recursos naturais, que concorram para a melhoria das condições de vida, bem como a regeneração do capital natural.

Neste contexto, a região da Madeira da OE organiza uma conferência sobre o tema, em particular sobre o “O papel da Engenharia no desenvolvimento da Economia Circular na Região Autónoma da Madeira”, que terá lugar amanhã, 31 de outubro de 2019, no auditório da Empresa de Eletricidade da Madeira e cujo programa pode ser consultado aqui.

Dada a atualidade e relevância das temáticas, a região da Madeira da Ordem dos Engenheiros convida os membros e demais interessados a estarem presentes na referida conferência.

Mais se informa que a participação na Conferência é gratuita, sendo, no entanto, necessária a inscrição prévia para efeitos de emissão dos certificados de presença, através do telefone 291 742 502, do telemóvel 962 128 231 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.