1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)
VMsuamesa1
VMsuamesa2

O Vinho Madeira, dada a sua complexidade de aromas e características organolépticas, pode ser con¬sumido a qualquer hora do dia ou da noite.

À mesa, o Vinho Madeira tem diversas variantes de acompanhamento, de acordo com os seus quatro tipos de doçura (seco, meio seco, meio doce e doce).

As propostas de harmonização de comidas com o Vinho Madeira são infindáveis e podem ser verdadeiramente surpreendentes, com diversos aromas e texturas, proporcionando paladares, aromas, texturas e sensações únicas.

Deixamos aqui algumas sugestões de harmonizações:

O Vinho Madeira Sercial ou Seco – de cor clara, encorpado e perfumado é perfeito como aperitivo, acompanha bem azeitonas, amêndoas torradas, canapés de caviar ou salmão fumado e acepipes com maionese. É igualmente subtil com peixes fumados, como o salmão, o espadarte, o atum ou a espada, os mariscos, o sushi ou as mousses de peixe, e delicado com queijos frescos de cabra ou ovelha.
Pode também apresentar-se muito refrescante como long drink «Vinho Madeira com água tónica, rodela de limão e gelo».

O Vinho Madeira Verdelho ou Meio Seco – estruturado, de cor dourada, é também excelente como aperitivo, combinando na perfeição com azeitonas, amêndoas torradas e frutos secos, e agradável com consommé, cremes com natas e sopa de cebola gratinada.
É também exuberante com presunto serrano ou caça fumada, terrinas de caça e de requeijão, cogumelos com alho ou recheados e saboroso com foie-gras de pâté de pato ou ganso.

O Vinho Madeira Boal ou Meio Doce – encorpado e frutado, é harmonioso com frutos tropicais frescos, frutos secos, bolos e tartes de fruta.

O Boal jovem é perfeito para acompanhar com queijos de pasta mole e o Boal com mais idade combina muito bem com queijo curado. Delicado com souflês de queijo ou de frutos silvestres de manteiga, o Vinho Madeira apresenta-se exótico com chocolate de leite, pralinés, petit-fours, bolos de creme e bolo de mel.
VMsuamesa3O Boal velho associa-se na perfeição com tabaco de cachimbo e com charutos.

O Vinho Madeira Malvasia ou Doce – de cor escura, encorpado e aromático pode ser apreciado com frutos tropicais e frutos secos, como as nozes e as avelãs.
É gracioso com bolos de frutos secos e tartes de fruta e bolo de mel, biscoitos de manteiga, chocolate escuro ou de leite, pralinés e petit-fours e a sua elegância combina muito bem com queijos portugueses, como o da Serra, o de Serpa, o de Azeitão, o do Rabaçal e o da Ilha, e com queijos azuis como o Danish blue, o Roquefort, o Stilton ou o Gorgonzola.

Os «Frasqueira» da casta Malvasia são excecionais com charutos Havana.

Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.