1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

VMprocessodevinific1O processo de produção do Vinho Madeira tem características singulares e especiais que tornam este vinho único no Mundo.

Este vinho licoroso, após a sua fortificação, inicia um processo de envelhecimento onde a temperatura e a lenta oxidação promovem o aparecimento de aromas únicos, intensos e complexos.

Tradicionalmente, o Vinho Madeira pode ser obtido por dois processos de produção/envelhecimento: o canteiro e a estufagem.

No canteiro, o vinho é colocado em cascos de madeira, normalmente localizados nos pisos mais elevados dos armazéns, onde as temperaturas são mais elevadas, pelo período mínimo de dois anos.

Esta denominação provém do facto de se colocar as pipas sobre suportes de traves de madeira, denominados de canteiros.

Trata-se de um envelhecimento oxidativo em casco, através do qual a circulação de ar provoca a evaporação do vinho, tornando-o mais concentrado e desenvolvendo nos vinhos características únicas de aromas intensos e complexos.

VMprocessodevinific2Na estufagem promove-se o envelhecimento do Vinho Madeira através do seu aquecimento até temperaturas de 50ºC durante um período legalmente estabelecido, recriando-se a epopeia que estes vinhos no passado faziam quando, em viagens para a Índia, Brasil ou América do Norte, muitas vezes passavam pelo equador, onde aqueciam naturalmente e adquiriam as superiores características sensoriais (Vinho Madeira Torna-Viagem) que hoje caracterizam o Vinho Madeira.

Devido ao seu característico método de produção, o Vinho Madeira, tão antigo como a ilha que lhe dá nome, pode envelhecer mais de 100 anos, verificando-se esta longevidade mesmo depois de engarrafado, permanecendo as suas singulares características inalteradas.

Mesmo depois da garrafa aberta, o Vinho Madeira convive muito bem com o tempo, não perdendo as suas características sensoriais e o poder de encantar quem o prova, permanecendo sempre fresco e vigoroso na sua personalidade.

Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira