1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A Divisão de Qualidade Agrícola

LQA 
LQA 1  

A Divisão de Qualidade Agrícola (DQA) pertence à Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar (DSLIA) da Direção Regional de Agricultura (DRA), e está localizada na Camacha, no edifício do Laboratório de Qualidade Agrícola (LQA).

A Divisão tem como missão realizar análises laboratoriais a fatores de produção agrícola e identificar e proceder ao diagnóstico de pragas e doenças das culturas agrícolas, para apoio à orientação e decisões agronómicas.

Os diferentes microclimas da Região Autónoma da Madeira (RAM), favoráveis ao desenvolvimento das culturas, são também muito propícios ao aparecimento de uma grande variedade de pragas e doenças a elas associadas que, na maioria dos casos, se não forem controladas atempadamente, podem causar grandes prejuízos económicos.

Com o objetivo de estudar e minimizar estes problemas, à DQA compete a realização de análises físico-químicas de terras e plantas, análises fitopatológicas para identificação e diagnóstico de pragas e doenças das culturas agrícolas, incluindo os organismos de quarentena, e ainda incrementar, consideradas as capacidades e técnicas laboratoriais instaladas, a prestação de serviços nas áreas da sua competência ao setor agrícola.

A DQA realiza análises às amostras que são colhidas/solicitadas pelos diferentes Serviços da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e ainda de clientes externos.

figura1 terras
 Figura 1 – Terras 
figura2 plantas
 Figura 2 – Plantas

No âmbito das análises físico-químicas de terras e plantas, são realizadas análises físicas e químicas de terras (Fig. 1), em culturas ao ar livre, em culturas protegidas; composto e plantas (Fig. 2).

Nas terras, realizam-se análises químicas de base e, quando necessário, determinam-se os micronutrientes e bases de troca. Realizam-se ainda análises físicas (textura e capacidade de retenção de água pelos solos).

 
figura3 entomologia  
Figura 3 – Entomologia  
figura4 bacteriologia
Figura 4 –Bacteriologia
figura5 micologia  
Fig. 5 – Micologia  
figura6 virologia
Figura 6 – Virologia
figura7 nematologia
Figura 7 - Nematologia

Nas plantas, fazem-se análises de química inorgânica (macronutrientes e micronutrientes).

Todas estas análises são essenciais para se programarem os conselhos de fertilização das diferentes culturas. Pode-se, assim, determinar os nutrientes que existem nas terras e plantas e verificar as necessidades nutricionais, com o objetivo principal de melhorar o seu desenvolvimento e produção.

Na fitopatologia, a DQA é formada pelos laboratórios de entomologia (Fig. 3), de bacteriologia (Fig. 4), de micologia (Fig. 5), de virologia (Fig. 6) e de nematologia (Fig. 7), com técnicos especializados nas diferentes vertentes.

Estes laboratórios fazem a deteção das pragas e doenças que afetam as diferentes culturas da RAM, cada um na sua especialidade.

Quando obtidos os resultados das análises, são emitidos boletins de resultados e enviados aos clientes que solicitaram as análises. Estes, consoante os resultados obtidos da análise, dão o apoio/aconselhamento necessário no campo, com o objetivo de melhorar a sanidade e produtividade das culturas e, assim, o rendimento dos agricultores.

É dado ainda apoio à Inspeção Fitossanitária, da Divisão do Comércio Agroalimentar, na análise do material vegetal resultante das inspeções aos produtos importados e dos viveiros regionais, de modo a evitar a entrada e dispersão de agentes nocivos não existentes na RAM. Também faz análise ao material vegetal colhido inserido no programa anual de prospeções de pragas e doenças de quarentena.

Além dos trabalhos programados internamente, a DQA tem sido parceira em diversos projetos cofinanciados de interesse agrícola e tem colaborado com outras instituições das mesmas áreas, nacionais e internacionais. Ao longo dos anos, têm sido publicados vários artigos científicos, incluindo livros, em que se divulga os trabalhos realizados nas áreas de competência da Divisão.

Em 2016, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) reconheceu o LQA como “Laboratório Oficial” para a deteção de Organismos Nocivos de Quarentena e Qualidade.
Em futuras edições do DICA, irão ser abordadas as atividades que cada laboratório da Divisão desenvolve.


Adelaide Fernandes
Direção Regional de Agricultura
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar
Divisão de Qualidade Agrícola

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.